This article seeks to reflect on effective presentation skills for engineering students and the effect of specific interventions on the quality of presentation skills. Most authors, who discuss transferable competencies for engineers, refer to different types of communication skills in general to oral and written communication skills. Although there is a broad recognition on the necessity of developing transfer...
Neste texto propomo-nos identificar e caracterizar as formas que o letramento assume, tanto na sua dimensão conceitual como na de prática, quando é objeto de estudo no Ensino Superior. Os dados deste estudo meta-analítico foram recolhidos em comunicações apresentadas em uma conferência internacional sobre letramentos ocorrida em 2009, em Portugal. Os resultados, obtidos pelas análises de 19 comunicações oriunda...
Neste texto propomo-nos identificar e caracterizar as formas que a literacia assume, tanto na sua dimensão conceptual como na prática, quando é objecto de investigação no Ensino Superior. Os dados deste estudo meta-analítico foram recolhidos em comunicações apresentadas numa conferência internacional sobre literacias ocorrida em 2009, em Portugal. Os resultados, obtidos pelas análises de 19 comunicações oriunda...
The main goal of this text is to present preliminary data from a wider research project on academic literacies which is being developed at the University of Minho, Portugal. For this first year of research, the focus is on genres that specialise reading and writing practices in the second year Course of Textile Engineering. The current research builds on the assumption that a university course is a social and c...
Neste texto discutem-se práticas discursivas de literacia em aulas de Cursos de Letras, no sentido de problematizar modelos de análise.
Com o objetivo de analisar os modos de constituição letrada de alunos ingressos em um curso de Letras, este trabalho apresenta e discute movimentos dialógicos que marcam o percurso da produção escrita de crônicas, por uma aluna (Beatriz), em eventos de letramento acadêmico, caracterizados como reflexivotransformativos (FISCHER, 2007). A posição sócio-cultural de letramento dá suporte às análises dos dados colet...
Os modos de constituição letrada de alunos universitários, no meio acadêmico, é foco deste trabalho, realizado em Portugal, no ano de 2006. Os dados que integram as análises advêm de entrevistas orais semiestruturadas realizadas com alunos do curso de Letras da Universidade do Minho. São selecionadas as falas de quatro alunas, a fim de se proceder a discussões específicas e coerentes ao objetivo proposto: anali...
A linguagem especializada, presente em resumos da esfera acadêmica e jornalística, é mais bem compreendida por alunos universitários quando a orientação do letramento se apóia na perspectiva dialógica da linguagem. Partindo dessa evidência acadêmica, o presente trabalho tem o objetivo de analisar como eventos de letramento, em que o resumo é adotado como objeto de ensino-aprendizagem, têm efeitos sobre a produç...
Esta entrevista tem o objetivo de apresentar algumas abordagens conceituais sobre o fenômeno do letramento/literacia, a partir de estudos e pontos de vista da Professora Doutora Maria de Lourdes Dionísio (CIEd/IEP - Universidade do Minho).
| Financiadores do RCAAP | |||||||
|   |   |   |   |   |   | ||