Encontrados 9 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra

Diversas investigações caracterizam a intervenção psicológica no contexto do Ensino Superior (ES) como uma psicoterapia breve (Grayson, 2006) com características próprias, sendo a relação terapêutica estabelecida entre o psicólogo e o cliente considerada o aspeto mais importante e, muitas vezes, o principal fator promotor da mudança (Pinkerton, Talley, & Cooper, 2009). De acordo com a investigação realizada por...

Data: 2014   |   Origem: IC-online

Non-traditional adult students at the Polytechnic Institute of Leiria (PIL): ch...

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra

Comunicação apresentada na Conferência "Non-traditional students in Higher Education: Looking beyond (in) success and dropout", que decorreu de 31 de janeiro a 1 de fevereiro de 2013 na Universidade do Algarve. ; In the last few years, the expansion and diversification of the higher education system has been noticeable. Since 2006, the Non-traditional Adult Students (NTAS) have been increasing in Portuguese hi...

Data: 2013   |   Origem: IC-online

Dislexia em estudantes do ensino superior : alguns dados da intervenção no Inst...

Alves, Sandra; Filipe, Luís; Pereira, Ana Patrícia; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Marcelino

Apesar do interesse crescente pela dislexia (Gilroy et. al., 1996, citados por Hatcher, Snowling & Griffiths, 2002), sente-se a necessidade de investigação adicional sobre esta problemática e a forma como condiciona o percurso escolar dos estudantes que frequentam o Ensino Superior (ES). Essa carência é particularmente relevante na instituição onde trabalhamos, pois temos assistido a uma procura crescente dos n...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

Development of study and communication competences in the transition to higher ...

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Ana Pereira, Patrícia; Alves, Sandra

Research has been stressing the importance and relevance of intra and interpersonal competence development in the promotion of the student academic success and general wellbeing. In the transition to Higher Education, the individual is confronted with different challenges and changes to which he must try to answer in a correct way so as to reach a positive and satisfactory adaptation. Separation from family and...

Data: 2009   |   Origem: IC-online

O Serviço de Apoio ao Estudante do IPL: dinâmicas e resultados de um ano de exp...

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Ana Patrícia; Filipe, Luís Pereira; Alves, Sandra

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) integrou-se no projecto “Trajectos … com Sucesso no IPL”, que o Instituto Politécnico de Leiria apresentou ao Programa POCI 2010. Entre Abril de 2007 e Julho de 2008 desenvolveu as suas actividades nos quatro campi do IPL, em três eixos principais: apoio psicopedagógico, orientação e acompanhamento pessoal e social, apoio psicológico e orientação vocacional. Entre as activ...

Data: 2009   |   Origem: IC-online

Dislexia no ensino superior: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante e do ...

Alves, Sandra; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Sousa, Célia

Tendo o Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) verificado uma crescente procura de apoio para avaliação e intervenção em casos de Dislexia em estudantes que frequentam o Ensino Superior e para que este seja inclusivo e promotor de uma igualdade de oportunidades para todos os estudantes, o SAPE tem vindo a desenvolver actividades na área, com o intuito de contribuir para uma minimização do impacto da Dislexia no r...

Data: 2009   |   Origem: IC-online

Transição para o mercado de trabalho: competências pessoais e sociais

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra

Na transição para o mercado de trabalho, além das competências técnico-profissionais, importa desenvolver competências pessoais e sociais, tais como a capacidade de comunicação, organização e gestão do tempo, trabalho em equipa e gestão de conflitos e do stress, entre outras, perspectivadas como essenciais em contextos altamente competitivos. Com o objectivo de responder aos desafios da procura do primeiro empr...

Data: 2009   |   Origem: IC-online

Promoção de estratégias de estudo: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante...

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Ana Patrícia; Santos, Irene Cristiana; Filipe, Luís Pereira; Alves, Sandra

No âmbito do apoio psicopedagógico desenvolvido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do IPL (implementado através do projecto "Trajectos com sucesso no IPL", financiado pelo POCI 2010), têm vindo a ser dinamizados alguns programas de formação destinados a todos os seus estudantes. Sendo que o ano lectivo 2007/2008 constitui um marco importante na transição das metodologias de ensino-aprendizagem, de acordo...

Data: 2008   |   Origem: IC-online

Promoção de competências de comunicação e de relação: contributos do Serviço de...

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Ana Patrícia; Santos, Irene Cristiana; Filipe, Luís Pereira; Alves, Sandra

No âmbito do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do IPL (implementado através do Projecto "Trajectos com sucesso no IPL" financiado pelo POCI 2010), têm vindo a ser dinamizados alguns programas de formação destinados a todos os seus estudantes. Na sequência da identificação das principais dificuldades sentidas pelos estudantes do IPL no que concerne às competências transversais essenciais para o sucesso na vid...

Data: 2008   |   Origem: IC-online

9 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor










Data






Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia