Diversas investigações caracterizam a intervenção psicológica no contexto do Ensino Superior (ES) como uma psicoterapia breve (Grayson, 2006) com características próprias, sendo a relação terapêutica estabelecida entre o psicólogo e o cliente considerada o aspeto mais importante e, muitas vezes, o principal fator promotor da mudança (Pinkerton, Talley, & Cooper, 2009). De acordo com a investigação realizada por...
Comunicação apresentada na Conferência "Non-traditional students in Higher Education: Looking beyond (in) success and dropout", que decorreu de 31 de janeiro a 1 de fevereiro de 2013 na Universidade do Algarve. ; In the last few years, the expansion and diversification of the higher education system has been noticeable. Since 2006, the Non-traditional Adult Students (NTAS) have been increasing in Portuguese hi...
Apesar do interesse crescente pela dislexia (Gilroy et. al., 1996, citados por Hatcher, Snowling & Griffiths, 2002), sente-se a necessidade de investigação adicional sobre esta problemática e a forma como condiciona o percurso escolar dos estudantes que frequentam o Ensino Superior (ES). Essa carência é particularmente relevante na instituição onde trabalhamos, pois temos assistido a uma procura crescente dos n...
Research has been stressing the importance and relevance of intra and interpersonal competence development in the promotion of the student academic success and general wellbeing. In the transition to Higher Education, the individual is confronted with different challenges and changes to which he must try to answer in a correct way so as to reach a positive and satisfactory adaptation. Separation from family and...
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) integrou-se no projecto “Trajectos … com Sucesso no IPL”, que o Instituto Politécnico de Leiria apresentou ao Programa POCI 2010. Entre Abril de 2007 e Julho de 2008 desenvolveu as suas actividades nos quatro campi do IPL, em três eixos principais: apoio psicopedagógico, orientação e acompanhamento pessoal e social, apoio psicológico e orientação vocacional. Entre as activ...
Tendo o Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) verificado uma crescente procura de apoio para avaliação e intervenção em casos de Dislexia em estudantes que frequentam o Ensino Superior e para que este seja inclusivo e promotor de uma igualdade de oportunidades para todos os estudantes, o SAPE tem vindo a desenvolver actividades na área, com o intuito de contribuir para uma minimização do impacto da Dislexia no r...
Na transição para o mercado de trabalho, além das competências técnico-profissionais, importa desenvolver competências pessoais e sociais, tais como a capacidade de comunicação, organização e gestão do tempo, trabalho em equipa e gestão de conflitos e do stress, entre outras, perspectivadas como essenciais em contextos altamente competitivos. Com o objectivo de responder aos desafios da procura do primeiro empr...
No âmbito do apoio psicopedagógico desenvolvido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do IPL (implementado através do projecto "Trajectos com sucesso no IPL", financiado pelo POCI 2010), têm vindo a ser dinamizados alguns programas de formação destinados a todos os seus estudantes. Sendo que o ano lectivo 2007/2008 constitui um marco importante na transição das metodologias de ensino-aprendizagem, de acordo...
No âmbito do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do IPL (implementado através do Projecto "Trajectos com sucesso no IPL" financiado pelo POCI 2010), têm vindo a ser dinamizados alguns programas de formação destinados a todos os seus estudantes. Na sequência da identificação das principais dificuldades sentidas pelos estudantes do IPL no que concerne às competências transversais essenciais para o sucesso na vid...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |