OpenLab ESEV is a project of the School of Education of Viseu (ESEV) that aims to promote, foster and support the use of Free/Libre and Open Source Software (F/LOSS), Free Culture, Free file formats and more flexible copyright licenses for creative and educational purposes in the ESEV’s domains of activity (education, arts, media). Although its roots can be traced to individual initiatives organized by some te...
A saúde e o bem-estar dos adolescentes são, hoje ividenciados como derteminantes do desenvolvimento humano. A afetividade, a formação de personalidades moral e socialmente sólidas relativamente à sexualidade, passam por atitudes pedagógicas particularmente relevantes na adolescencia, porque podem influenciar a saúde (Moura, 1992). Promover a compreensão da sexualidade constitui um aspeto da vida tão importante,...
As interações entre os enfermeiros e utentes são fundamentais, particularmente na adolescência. Os cuidados de saúde primários devem ter profissionais cientificamente preparados e motivados para abordar com os adolescentes temas da sua esfera de interessa. Se, porventura, nas áreas mais sensíveis, o processo de relação profissional se desenvolver de forma humanizada, sigilosa e cientificamente sustentada, acred...
Spirituality incorporates key principles of family rituals that determine to be in family and being with others, involving the search for a sense of family continuity. As a field of family assessment and intervention requires nurses to promote their own spiritual health and acknowledge their spiritual needs.
The complexity of the family system, as the target of nursing care, requires specific skills to act in a situation. The Dynamic Model of Family Assessment and Intervention - MDAIF (Figueiredo, 2009), based in the systemic paradigm can contribute to the experiential reflection on nursing care with families in nursing education
O Centro de Documentação da Secretaria-Geral do Ministério da Educação tem implementado um projecto de melhoria contínua, através do desenvolvimento de práticas e processos de auto-avaliação, utilizando o modelo da EFQM (European Foundation for Quality Management), e o Monitordoc.Os conhecimentos e experiências adquiridos foram agraciados com o Prémio “Qualidade em Serviços Públicos 1998”, tendo a partir daí si...
Visando caracterizar formas de apropriação da realização de investigação na formação inicial de educadores de infância – dada a centralidade que a produção de conhecimento profissional específico assume para a profissão docente e para a qualidade do ensino – esta investigação procura identificar e gizar configurações curriculares de uma dimensão investigativa nos planos de estudo que sustentam a formação dos pr...
Visando caracterizar formas de apropriação da realização de investigação na formação inicial de educadores de infância – dada a centralidade que a produção de conhecimento profissional específico assume para a profissão docente e para a qualidade do ensino – esta investigação procura identificar e gizar configurações curriculares de uma dimensão investigativa nos planos de estudo que sustentam a formação dos pr...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |