Este artigo constitui essencialmente uma reflexão sobre as dinâmicas atualmente verificadas entre a formação e o mundo do trabalho no curso de Animação e Intervenção Sociocultural da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Assumimos essencialmente dois objetivos. O primeiro é o de interrogar o modo como o sistema de ensino superior, que, na lógica tripartida tradicional (formal, não for...
Enquadramento: Cuidar de um familiar dependente é uma tarefa difícil, que requer tempo e energia. É assim uma responsabilidade que pode ter um enorme desgaste emocional e físico, especialmente se adicionado à angústia de ver alguém querido a perder as suas capacidades. Objetivos: É propósito deste estudo analisar se vulnerabilidade ao stress do cuidador é influenciada pelas características do cuidador e/ou da p...
A contextualização curricular é um conceito relativamente recente nos discursos educacionais e a que têm sido associados vários sentidos (Fernandes, Leite, Mouraz e Figueiredo, 2012). De entre esses sentidos sobressai o de que a contextualização curricular representa uma possibilidade pedagógica para promover a melhoria das aprendizagens dos alunos e, consequentemente, o seu sucesso escolar. Nesse sentido, as p...
Este artigo tem como objetivo apresentar o percurso da Saúde Escolar em Portugal. Abarca a análise de diversa literatura no âmbito da Educação e a construção de um pensamento reflexivo acerca da sua história. A primeira referência à Saúde Escolar data de 1901, evoluiu até aos nossos dias e passou por etapas diversas. Ao longo deste percurso, salientam-se, como momentos relevantes, nalgumas escolas, a exi...
Tese de doutoramento, Educação (Administração e Política Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 ; As políticas de Educação Sexual, no período compreendido entre 1984 e 2009, constituem o objecto de estudo desta Tese. De acordo com a abordagem da acção pública, as políticas de Educação Sexual são percebidas como processo e resultado da interacção de uma série de actores – estatais e n...
Esta comunicação apresenta um projeto de investigação em curso no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, aprovado pela FCT, e em que colaboram professores das Universidades do Minho, Lisboa e Aveiro. Assente na ideia de que a contextualização curricular é uma condição essencial para a melhoria das aprendizagens dos alunos, e...
A actividade criativa de Branquinho da Fonseca não se limitou ao âmbito literário; dedicou também a sua vida aos livros e à difusão da cultura portuguesa, merecendo um lugar de destaque entre os modernistas do século XX. Com este estudo pretendemos apresentar três fases existenciais retratadas nas narrativas do escritor: a infância, a juventude e a velhice. Os três capítulos principais centram-se, precisamente,...
As Sessões III e IV destinaram-se a ouvir as reflexões e as propostas das Instituições de Ensino Básico e Secundário, Públicas, Privadas, Cooperativas e Confessionais, no que concerne aos métodos e ênfases dados no âmbito dos seus projectos educativos ao desenvolvimento do carácter, da liderança e da cidadania dos estudantes. Pretendeu-se recolher nesta sessão a participação alargada de todos os corpos sociais ...
O presente estudo tem como objetivo averiguar se há diferenças na interação mãe-criança e nos problemas de comportamento infantil em dez crianças com hipotireoidismo congênito (HC), tratadas precocemente, comparadas com um grupo de dez crianças sadias. Quando as crianças estavam com idades entre quatro e seis anos as interações foram filmadas durante uma situação de jogo livre e pontuadas, conforme protocolo de...
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