O presente relatório é fruto do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º CEB, tendo por finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico. O mesmo integra duas partes complementares de componente individual: uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de estágio e uma i...
O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Numa primeira parte é apresentada a reflexão dos estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar no ano letivo 2011/2012 e no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontram-se referenciadas a caracterização de cada contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância ...
O trabalho apresenta-se dividido em duas partes, sendo estas constituídas por uma parte de análise à prática decorrida nos dois últimos semestres do Curso de Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e uma parte que recai numa investigação sobre a Valorização da Expressão e Educação Físico Motora nos professores do 1º Ciclo do Ensino básico (1º CEB). A investigação decorreu no Conse...
O presente documento incide nas possibilidades de articulação pedagógica que conferem as diferentes Actividades de Enriquecimento Curricular, assumindo por eixo de observação a Actividade Física e Desportiva. Nesta linha são observados os blocos de conteúdos programáticos das diferentes actividades considerados articuláveis, apresentando, neste seguimento, um projecto de reciclagem de material de desperdício pa...
Sport is social and, in martial arts and combat sports, sociology and philosophy, at pair with other sciences, contribute to the theoretical core of sport science studies. Wushu, Wrestling, Taekwondo, Sumo, Sambo, Muaythai, Kickboxing, Kendō, Karate, Judō, Ju-jitsu, Fencing, Boxing and Aikidō are sports integrated in GAISF. A large part of them became institutionalized in Asian countries during end of XIX centu...
El presente estudio, de carácter teórico, tiene por objeto exponer las líneas fundamentales de un modelo didáctico para la iniciación a los deportes de combate. Para ello se analizan las aportaciones de numerosos autores que desde diversas perspectivas consideran que la iniciación a los deportes de combate no significa iniciarse específicamente en alguna de sus modalidades, sino que implica un tratamiento integ...
Combat Sports (CS) are not as traditional to Physical Education (PE) classes as collective and individual sports. They divide many teachers. Some of us accept them, other ones defend them, and some others of us repeal them from PE classes. In this paper we assume that Sport and PE are not neutral. They are context processes that depend from various circumstances for stimulation of Human Motricy (HM), even if t...
APRESENTAÇÃO RESUMIDA O autor parte dos conceitos motricidade humana (M. SÉRGIO) e desporto (G. PIRES), situando os conceitos de acção de RICOEUR, motrice em PARLEBAS e motrícia em TRIGO, vivificando o conceito de motrícia desportiva, passando pelos de acção motrícia e conduta motrícia. Preparando o seu estudo em termos metodológicos, o autor abre se inicialmente à hermenêutica da acção com RICOEUR, situando-se...
Este artigo procura situar as bases programáticas para os exercícios de autoconsciência conceptual interpretativa da gestão do desporto. Utilizam-se alguns pressupostos de uma hermenêutica da motricidade humana, com Manuel SÉRGIO, em contexto desportivo concreto, com Gustavo PIRES. O “movo-me logo existo” elogiados por SÉRGIO (1987) integram o sentir e o pensar humano (FIGUEIREDO, 1996). No entanto, o pano d...
Tendo sido inicialmente desenvolvido em 1994 para documentar uma Acção de Formação da Federação Nacional de Karaté - Portugal, integra o Módulo Específico Fundamental da Didáctica do Karaté no Manual de Treinador Monitor com uma primeira edição e distribuição pelos cursos de 1999 a 2003 e uma segunda edição e distribuição de 2003 a 2011. Esta é a versão que aqui se publica. ; Neste trabalho, o autor apresenta ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |