Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). ; Com este relatório pretende-se demonstrar o resultado da prática educativa em contexto pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, segundo uma análise crítica, reflexiva e fundamentada do estágio realizado no âmbito da frequência das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II. Este relatório ...
Mestrado em Finanças ; Este estudo propõe-se a analisar o impacto das características do Conselho de Administração (CA) no Economic Value Added (EVA(TM)) das organizações do PSI-20 em 2011. Na senda deste propósito constrói-se um modelo de Regressão Linear Múltipla para aferir a influência das variáveis independentes no comportamento da variável dependente EVA(TM). Como variáveis independentes foram introduzid...
Avaliou-se as respostas fisiológicas de vinte e duas crianças pré-pubescentes em testes de potência aeróbia (PA) e potência anaeróbia (PAN). Onze sujeitos futebolistas federados (T) e onze sujeitos sem prática desportiva formal (NT). O grupo T tinha 11,3 ± 0,5 anos de idade (Idd) tendo o NT apresentado uma Idd de 10,9 ± 0,3 anos. Utilizando o protocolo de Balke modificado com análise directa de gases (Cosmed K...
Dissertação apresentada para obtenção do grau de Doutor, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação do Prof. Doutor João Rui Guedes de Carvalho
[Abstract] ; [Resumo]
Aliado à Realidade Virtual, a incorporação de sistemas hápticos possibilita ampliar o nível de realismo e oferecer uma forma mais eficiente de envolvimento, trazendo melhores resultados na realização das atividades de natureza tátil inseridas em aplicações e jogos. Entretanto, poucos são os incentivos da aplicação destes dispositivos em serious games. O desenvolvimento dos serious games em ambientes imersivos e...
A vida nas sociedades democráticas é complicada, não só pela complexidade das relações, como também pela heterogeneidade dos alunos; mas, sobretudo, pela conflitualidade sistemática. No entanto, este clima de tensão não pode ser encarado como uma causa perdida; deve ser enfrentado de forma colegial e capaz. A heterogeneidade da população escolar; a falta de formação dos professores (sobretudo, em áreas de ...
Esta comunicação surge em consequência de um trabalho de investigação em andamento com os objetivos centrais de contextualizar as atuais configurações da identidade docente num quadro referencial, onde quer o processo de globalização educacional quer as referências à construção dos saberes profissionais docentes constituem marcas indeléveis para novas formas de construção das identidades profissionais e onde o ...
Neste estudo procurou-se conhecer as configurações atuais da identidade docente de professores do grupo 430 – Economia e Contabilidade - do Ensino Secundário e perspetivar possíveis novas configurações dessas identidades em contexto de globalização da educação, focalizando o lugar dos saberes e considerando a possibilidade de existência de mal-estar em relação às atuais políticas educativas. Teoricamente, tiver...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |