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Revestimentos hidrofóbicos

Ferreira, Lúcia Marisa Vieira

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia de Materiais ; A molhabilidade da superfície de um material é uma propriedade que afecta a aplicação final dos produtos fabricados a partir dele. Recentemente, as superfícies hidrofóbicas têm despertado um grande interesse em variadas áreas devido à sua importância e às suas potenciais aplicações industriais. As superfícies hidrofóbicas podem ser obtida...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

Educação e formação na escola nova de Faria de Vasconcellos

Meireles-Coelho, Carlos; Cotovio, Ana; Ferreira, Lúcia

Faria de Vasconcellos (1880-1939), considerado por A. Ferrière como «pioneiro da educação do futuro» (Vasconcellos, 2012: 20), criou em 1912 Uma Escola Nova na Bélgica, que o diretor do Bureau Internacional das Escolas Novas definiu como «uma Escola Nova tipo», que tinha como «programa mínimo: a escola estar situada no campo, o ensino a partir da experiência ser enriquecido pelo trabalho manual, haver um regime...


TIC e contextos lúdicos de aprendizagem: recursos para docentes da educação esp...

Ferreira, Lúcia Maria de Sousa; Ferreira, Susana Maria de Sousa Ferreira

O presente projeto de investigação debruça-se sobre a importância do lúdico com o apoio às TIC no processo ensino aprendizagem com alunos portadores de NEE, e pretende disponibilizar aos docentes um conhecimento mais amplo das diferentes ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas na estruturação e planeamento de uma pedagogia diferenciada, nomeadamente na utilização de guiões/tutoriais que lhes permitirá...


Que aprendizagem inclusiva e individualizada é possível? O contributo da escola...

Meireles-Coelho, Carlos; Ferreira, Lúcia

O ensino para todos e para cada um tem sido alternado por interesses pedagógicos ou por vezes meramente financeiros. Políticas educativas conjunturais não têm em consideração o médio nem o longo prazo. Querer que todos atinjam os mesmos objetivos com os mesmos meios tem-se revelado ineficaz, dispendioso e cada vez mais perigosamente excludente. Em 2012 faz 100 anos que Faria de Vasconcelos (1880-1939) abriu a p...


Desafios para educação e formação de nível 1 em Portugal

Ferreira, Lúcia; Meireles-Coelho, Carlos

Segue-se o percurso feito na Unesco, Conselho da Europa e União Europeia para a educação básica, que implica uma nova cultura de educação e formação ao longo da vida e rompe com as culturas de sobreposição da educação pré-escolar, 1.º e 2.º ceb. Que desafios estão lançados ao nível 1 do Qeq? Aponta-se como desafios: integrar educação pré-escolar, 1.º e 2.º ceb; orientar cada um, segundo a idade e capacidades p...


Comunicação e governança do risco: a experiência Brasileira em áreas contaminad...

Di Giulio,Gabriela Marques; Figueiredo,Bernardino Ribeiro; Ferreira,Lúcia da Costa; Anjos,José Ângelo Sebastião Araújo dos

À luz do debate atual sobre o enfrentamento de situações de risco em áreas contaminadas, são apresentados neste artigo conceitos relevantes sobre comunicação e governança do risco e uma análise crítica sobre duas experiências brasileiras envolvendo exposição humana e contaminação ambiental ao chumbo: Adrianópolis (vale do Ribeira, PR) e Santo Amaro da Purificação (Recôncavo Baiano, BA).

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Modelo europeu de educação e formação: desafios ao nível 1 em Portugal

Ferreira, Lúcia Maria da Silva

O Quadro Europeu de Qualificações (2008) tem subjacente um modelo de aprendizagem ao longo da vida para a Europa e põe em questão os fins, objetivos, currículos, metodologias e estratégias de cada um dos sistemas educativos europeus. No que agora é considerado nível 1 tem havido diferentes problemas e soluções para a organização da educação e formação básica: escolaridade obrigatória, a opção precoce ou adiada ...


Ecossistemas florestais: interação homem-ambiente

Ferreira,Lúcia da Costa

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Ciclo 3 / 8 anos como primeira etapa da educação básica: condições e desafios

Meireles-Coelho, Carlos; Ferreira, Ana Bela; Ferreira, Lúcia

O período dos 3 aos 8 anos foi considerado decisivo para a educação pessoal, social e ambiental destas crianças pela 12.ª Conferência de Ministros do Conselho da Europa, em 1981 em Lisboa, e deu origem aos estudos que levaram às conclusões do Projeto n.º 8 que recomenda que entre os 3/4 e os 11/12 anos as crianças sejam integradas na mesma escola básica com os mesmos professores com a mesma formação. Pretende-s...


O ciclo 3-8 anos: a primeira inclusão na educação básica

Meireles-Coelho, Carlos; Ferreira, Ana Bela; Ferreira, Lúcia; Sousa, Sofia

A escolaridade obrigatória começou por focar a alfabetização associada ao ler, escrever e contar. Com o desenvolvimento das sociedades preconiza-se a educação de todos com a satisfação das suas necessidades básicas de aprendizagem, exigindo uma educação pessoal e social desde mais cedo e durante mais tempo. Ao conceito tradicional de ensino primário e educação pré-escolar sucede o conceito de educação básica do...


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