Encontrados 14 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

O projecto Problem@Web: perspectivas de investigação em resolução de problemas

Carreira, Susana Paula Graça; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Jacinto, Hélia; Nobre, Sandra; Amaral, Nuno

Apresentam-se as principais linhas de investigação do Projeto Problem@Web cujo propósito geral é estudar a resolução de problemas matemáticos num contexto que se estende para além da sala de aula, centrado em competições matemáticas inclusivas que decorrem através da Internet. Para cada um dos três focos de investigação – Tecnologias, Afetos e Criatividade – na resolução de problemas, é apresentada uma síntese ...


O contributo da participação numa competição matemática para a aprendizagem de ...

Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça

As competições, a par de outras atividades matemáticas desafiadoras que se realizam para além da sala de aula, têm vindo a merecer atenção recente por parte da investigação em educação matemática. As competições de caráter inclusivo, como é o caso dos Campeonatos de Matemática Sub 12 e Sub 14, são atualmente encaradas como oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento. Neste estudo elegemos como foco de in...


Fatores afetivos na resolução de problemas matemáticos desafiantes no contexto ...

Carreira, Susana Paula Graça; Ferreira, Rosa; Amado, Nélia

Nesta comunicação, procuramos descrever os padrões de comportamento dos participantes numa competição de resolução de problemas, de natureza inclusiva e baseada na Web, no que toca à procura de ajuda para resolver os problemas propostos e aos graus de apreciação e dificuldade sentidas ao resolver os mesmos. Os resultados sustentam o carácter desafiador dos problemas do SUB12, em particular o seu grau de desafio...


O feedback no contexto do trabalho entre alunos com o geogebra

Paiva, Júlio; Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça

Apresentamos neste artigo dois episódios relativos a uma experiência de ensino com alunos do 7.º ano onde é dado relevo ao trabalho com o computador na aprendizagem da geometria. Tentamos tirar partido das potencialidades da utilização de um ambiente de geometria dinâmica no processo de ensino/aprendizagem. Focamo-nos no trabalho desenvolvido por um grupo de dois alunos em sala de aula. Este estudo desenvolve-s...


Avaliação das propriedades antioxidantes e antimutagénicas de diferentes cultiv...

Carreira, Susana Margarida Vieira

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar ; Estudaram-se as atividades antioxidante (ensaios FRAP, CUPRAC, ORAC, quelação de ferro e sequestro de peróxido de hidrogénio e do radical anião superóxido) e antimutagénica (teste de Ames) em cinco diferentes variedades de mirtilo (Partiot, Bluecrop, Duke, Earlyblue e O’Neal) produzidas no ano de 2010, em Portugal, na sub-região ...

Data: 2012   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

Um olhar sobre uma competição matemática na Web: os SUBs

Carreira, Susana Paula Graça; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Silva, Jaime Carvalho e; Rodriguez, Juan; Jacinto, Hélia; Amaral, Nuno; Nobre, Sandra

Problem@Web é um projeto de investigação na área da Educação Matemática, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, instituto público tutelado pelo Ministério da Educação e Ciência que promove e financia projetos em todos os domínios da ciência e da tecnologia. Este projeto tem como objetivo geral estudar a resolução de problemas de matemática num contexto exterior à sala de aula – as competições m...


Solving a contextual problem with the spreadsheet as an environment for algebra...

Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça

In this article we report and discuss a contextual problem solving task that was proposed to a class of 8th grade (13–14-year-old) students. These students had been developing a reasonable experience in the use of the spreadsheet to model relations within contextual problems and chose to use this tool to solve the mentioned problem, engaging in the process of translating relations between variables and combinin...


Algebraic thinking of grade 8 students in solving word problems with a spreadsheet

Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Carreira, Susana; Ponte, João Pedro da

This paper describes and discusses the activity of grade 8 students on two word problems, using a spreadsheet. We look at particular uses of the spreadsheet, namely at the students’ representations, as ways of eliciting forms of algebraic thinking involved in solving the problems. We aim to see how the spreadsheet allows the solution of formally impracticable problems at students’ level of algebra knowledge, by...


Representations in solving a word problem: The informal development of formal m...

Amado, Nélia; Carreira, Susana; Nobre, Sandra; Ponte, João Pedro da

The aim of this paper is to analyse different types of representations used by grade 7 and 8 students in solving a word problem. The problem was offered to finalists of a mathematics contest held outside the classroom. The analysis of the products of different students show the key role of the representations used to solve the problem and how they are critical in the development of a sustainable process for inf...


Representation problem solving formal methods word problem

Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça; Nobre, Sandra; Ponte, João Pedro da

The aim of this paper is to analyse different types of representations used by grade 7 and 8 students in solving a word problem. The problem was offered to finalists of a mathematics contest held outside the classroom. The analysis of the products of different students show the key role of the representations used to solve the problem and how they are critical in the development of a sustainable process for inf...


14 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento






Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia