A tendência dominante dos discursos que evocam as redes tem assumido um carácter laudatório e não um registo crítico que permita compreender os seus múltiplos âmbitos e significados. Neste capítulo defendo que é necessário (re) construir e usar novos registos críticos mais ajustados às lógicas reticulares do mundo em que vivemos, das quais as políticas de parceria e contratualização são exemplos. Argumento que ...
A noção de comunidade tem sido uma das mais ambíguas e fluidas do discurso educacional, particularmente no contexto das reformas educativas contemporâneas. Ela tem sido mais utilizada em termos metafóricos e apologéticos do que numa perspetiva de investigação que permita conceber a “comunidade” como construção social. Além disso, a noção de comunidade, difundida em textos legislativos e na literatura educaciona...
Este capítulo apresenta exemplos de estudos etnográficos que têm sido utilizados na formação de estudantes, sobretudo de pós-graduação, na Universidade do Minho, procurando conferir-lhes uma dimensão formativa e de compromisso social. A abordagem formativa tem em conta as dimensões teórico-conceptuais e metodológicas, assim como os próprios dinamismos sociais neles descritos. Defende-se que na investigação etn...
Neste capítulo abordo o tema da animação sociocultural na sua relação com o associativismo e a educação. A perspectiva que defendo passa mais pela problematização do que pela definição de conceitos, procurando contrariar a tendencial reificação de que têm sido alvo. Inicio o capítulo com uma breve abordagem sobre as profundas e rápidas mudanças que têm ocorrido no mundo, desde as décadas de 1960-70, reflectindo...
Uma das características principais dos estudos etnográficos tem a ver com a presença prolongada do investigador nos contextos em estudo e o contacto directo com as pessoas, as situações, os acontecimentos. Trata-se de um método de investigação cujo principal instrumento é o próprio investigador. Como tal, torna-se crucial a sua entrada, aceitação e participação nos contextos, nos processos e nas vidas quotidian...
A formação continuada faz hoje parte da vida profissional e pessoal dos professores, e também das escolas e das instituições formadoras, mas trata-se de uma problemática relativamente recente. Foi a partir dos anos de 1960-1970, com o surgimento dos sinais de crise dos sistemas escolares que ela adquiriu maior visibilidade social e política. Os poderes públicos passaram a adotar estratégias de concepção e imple...
A comunicação proposta pretende apresentar algumas das perspectivas teóricas, estratégias e conclusões obtidas de uma investigação com orientação etnográfica, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Sociologia da Infância na Universidade do Minho. A investigação empírica decorreu durante seis meses numa escola primária com pedagogia Jenaplan, na Holanda. O tema do estudo era a participação das crianças na escola...
This paper presents a research developed in the ambit of a Master in Education, in the area of School Administration and Organization. This research was completed in 2009 and it was carried out in a “cluster of schools” aiming at analyzing the political and socio-organizational process of the creation of the “cluster of schools” and to understand changes in teachers’ work and professional cultures, especially i...
A “Escola a Tempo Inteiro” é um Programa do Ministério da Educação (ME) iniciado em 2006 com o objectivo, entre outros, de “dar resposta às necessidades das famílias”, através do aumento do tempo de permanência dos alunos na escola. Para a concretização do Programa, o ME estabeleceu parcerias com os Municípios e os Agrupamentos de Escolas e criou “Actividades de Enriquecimento Curricular”. Esta medida de políti...
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