Encontrados 14 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

O tempo das redes : redes que aprisionam e redes que libertam

Ferreira, Fernando Ilídio

A tendência dominante dos discursos que evocam as redes tem assumido um carácter laudatório e não um registo crítico que permita compreender os seus múltiplos âmbitos e significados. Neste capítulo defendo que é necessário (re) construir e usar novos registos críticos mais ajustados às lógicas reticulares do mundo em que vivemos, das quais as políticas de parceria e contratualização são exemplos. Argumento que ...


Repensar o sentido de comunidade de aprendizagem : contributos para uma concepç...

Ferreira, Fernando Ilídio; Flores, Maria Assunção

A noção de comunidade tem sido uma das mais ambíguas e fluidas do discurso educacional, particularmente no contexto das reformas educativas contemporâneas. Ela tem sido mais utilizada em termos metafóricos e apologéticos do que numa perspetiva de investigação que permita conceber a “comunidade” como construção social. Além disso, a noção de comunidade, difundida em textos legislativos e na literatura educaciona...


Investigação e formação no ensino superior : exemplos e potencialidades dos est...

Ferreira, Fernando Ilídio; Freitas, Orlando Pereira

Este capítulo apresenta exemplos de estudos etnográficos que têm sido utilizados na formação de estudantes, sobretudo de pós-graduação, na Universidade do Minho, procurando conferir-lhes uma dimensão formativa e de compromisso social. A abordagem formativa tem em conta as dimensões teórico-conceptuais e metodológicas, assim como os próprios dinamismos sociais neles descritos. Defende-se que na investigação etn...


Proceedings of the 15th biennial of the international study association on teac...

Flores, Maria Assunção; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Vilaça, Teresa; Ferreira, Fernando Ilídio; Alves, Palmira; Viana, Isabel Carvalho; Barca, Isabel


A animação sociocultural, associativismo e educação

Ferreira, Fernando Ilídio

Neste capítulo abordo o tema da animação sociocultural na sua relação com o associativismo e a educação. A perspectiva que defendo passa mais pela problematização do que pela definição de conceitos, procurando contrariar a tendencial reificação de que têm sido alvo. Inicio o capítulo com uma breve abordagem sobre as profundas e rápidas mudanças que têm ocorrido no mundo, desde as décadas de 1960-70, reflectindo...


Estudos etnográficos : exemplos e potencialidades no campo da animação sociocul...

Ferreira, Fernando Ilídio

Uma das características principais dos estudos etnográficos tem a ver com a presença prolongada do investigador nos contextos em estudo e o contacto directo com as pessoas, as situações, os acontecimentos. Trata-se de um método de investigação cujo principal instrumento é o próprio investigador. Como tal, torna-se crucial a sua entrada, aceitação e participação nos contextos, nos processos e nas vidas quotidian...


A universidade e a formação continuada dos professores no contexto das reformas...

Ferreira, Fernando Ilídio

A formação continuada faz hoje parte da vida profissional e pessoal dos professores, e também das escolas e das instituições formadoras, mas trata-se de uma problemática relativamente recente. Foi a partir dos anos de 1960-1970, com o surgimento dos sinais de crise dos sistemas escolares que ela adquiriu maior visibilidade social e política. Os poderes públicos passaram a adotar estratégias de concepção e imple...


Autonomia e participação das crianças na pedagogia Jenaplan : estudo dos dispos...

Azevedo, Sissi da Silva; Ferreira, Fernando Ilídio

A comunicação proposta pretende apresentar algumas das perspectivas teóricas, estratégias e conclusões obtidas de uma investigação com orientação etnográfica, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Sociologia da Infância na Universidade do Minho. A investigação empírica decorreu durante seis meses numa escola primária com pedagogia Jenaplan, na Holanda. O tema do estudo era a participação das crianças na escola...


Understanding teachers’ work and cultures : an organizational analysis of the ...

Mendes, Maria Emília; Ferreira, Fernando Ilídio

This paper presents a research developed in the ambit of a Master in Education, in the area of School Administration and Organization. This research was completed in 2009 and it was carried out in a “cluster of schools” aiming at analyzing the political and socio-organizational process of the creation of the “cluster of schools” and to understand changes in teachers’ work and professional cultures, especially i...


Modos de contratualização e de organização do programa "Escola a Tempo Inteiro"...

Ferreira, Fernando Ilídio; Antunes, Maria Cristina

A “Escola a Tempo Inteiro” é um Programa do Ministério da Educação (ME) iniciado em 2006 com o objectivo, entre outros, de “dar resposta às necessidades das famílias”, através do aumento do tempo de permanência dos alunos na escola. Para a concretização do Programa, o ME estabeleceu parcerias com os Municípios e os Agrupamentos de Escolas e criou “Actividades de Enriquecimento Curricular”. Esta medida de políti...


14 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento





Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia