A revelação perante as figuras parentais de uma orientação sexual não normativa faz, geralmente, emergir questionamentos sobre a identidade de cada um dos envolvidos nesse processo de crise. Considerando que a aceitação desta orientação sexual por parte das figuras parentais será de máxima importância para todos os envolvidos, o principal objectivo deste artigo é compreender como pais e mães se constroem neste ...
Neste texto colocaremos em discussão, de forma predominante, o referencial teórico que norteou uma pesquisa de doutoramento acerca do desenvolvimento profissional de professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/Brasil, que vivenciaram um processo de formação e consolidação de um grupo colaborativo, mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação - TICE. Destac...
Nesta comunicação exploramos o conceito colaboração diferenciando da cooperação. Destacamos como a colaboração on-line pode ser potencializadora do desenvolvimento profissional de professores e apresentamos exemplos desta interacção mediadas pela ferramenta e-group. A partir do conceito de desenvolvimento profissional adoptado por Garcia (1999) - como o conjunto de processos e estratégias que facilitam a reflex...
Neste texto colocaremos em discussão, de forma predominante, o referencial teórico que norteia uma pesquisa de doutoramento em andamento acerca do desenvolvimento profissional de professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/Brasil, que vivenciam um processo de formação e consolidação de um grupo colaborativo, mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação - T...
Nesta comunicação vamos apresentar e discutir brevemente as possibilidades e desafios que o conceito web2.0, pode trazer para o ensino e aprendizagem, em geral, e para o ensino de História, em particular. Destacamos as potencialidades educativas da ferramenta wikis e apresentamos um exemplo de utilização bem sucedida das wikis por uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental da disciplina História.
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |