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Ciclo 3 / 8 anos como primeira etapa da educação básica: condições e desafios

Meireles-Coelho, Carlos; Ferreira, Ana Bela; Ferreira, Lúcia

O período dos 3 aos 8 anos foi considerado decisivo para a educação pessoal, social e ambiental destas crianças pela 12.ª Conferência de Ministros do Conselho da Europa, em 1981 em Lisboa, e deu origem aos estudos que levaram às conclusões do Projeto n.º 8 que recomenda que entre os 3/4 e os 11/12 anos as crianças sejam integradas na mesma escola básica com os mesmos professores com a mesma formação. Pretende-s...


O ciclo 3-8 anos: a primeira inclusão na educação básica

Meireles-Coelho, Carlos; Ferreira, Ana Bela; Ferreira, Lúcia; Sousa, Sofia

A escolaridade obrigatória começou por focar a alfabetização associada ao ler, escrever e contar. Com o desenvolvimento das sociedades preconiza-se a educação de todos com a satisfação das suas necessidades básicas de aprendizagem, exigindo uma educação pessoal e social desde mais cedo e durante mais tempo. Ao conceito tradicional de ensino primário e educação pré-escolar sucede o conceito de educação básica do...


Um modelo passado, modelo de futuro para a educação básica em Portugal

Meireles-Coelho, Carlos; Ferreira, Ana Bela

A experiência portuguesa das escolas de área aberta, também conhecidas por escolas P3, desenvolveu-se entre 1961 e 1986, parecendo que o modelo pedagógico subjacente ou não existia ou não era suficientemente consolidado para perdurar respondendo aos problemas postos. É esta análise que se pretende fazer. Portugal era um país dos menos desenvolvidos da Europa e o Projeto Regional do Mediterrâneo procurou apoiar ...


Educação básica dos 3/4 aos 11/12 anos

Meireles-Coelho, Carlos; Ferreira, Ana Bela

O Conselho da Europa preconiza desde 1988 «um processo contínuo sem interrupções para as crianças dos 3-4 aos 11-12 anos numa mesma escola básica»; o último grande Relatório Delors para a Unesco (1996) considera que «a educação básica para as crianças pode ser definida como uma educação inicial (formal ou não formal) que vai, em princípio, desde cerca dos três anos de idade até aos doze, ou menos um pouco»; e a...


Educação básica dos 3/4 aos 11/12 anos: o caso da Madeira

Meireles-Coelho, Carlos; Ferreira, Ana Bela; Neves, Maria de Fátima

O movimento mundial para que a educação básica de todas as crianças dos 2/3 aos 11/12 anos seja uma realidade tem vindo a crescer – começou no Conselho da Europa e passou à Unesco – e aponta para uma integração da educação pré-escolar e da educação primária. Será de estender a escolaridade obrigatória aos 5, 4 ou mesmo 3 anos de idade? Ou bastará criar condições logísticas para a frequência da educação pré-esco...


Funções da educação de infância - evolução de conceitos e práticas

Ferreira, Ana Bela Lopes

Pretende-se estudar a educação pré-escolar em Portugal ao nível dos conceitos e práticas, das funções e da diversidade de organizações em instituições diferentes da família e numa perspectiva evolutiva desde o seu início até ao presente. Procura-se focar em particular a integração (ou não) da educação dos 3/4 aos 5/6 anos com a escolaridade primária na educação básica, recorrendo à experiência de organizações i...


Educação de infância: primeira etapa da educação básica

Meireles-Coelho, Carlos; Ferreira, Ana Bela

Na sequência do último grande relatório para a Unesco (Delors, 1996), a Lei 5/97 preconizou que "a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida". No entanto a Lei 5/97 não tira as consequências do que isso quer dizer e nas propostas de alteração da Lei de Bases todos isolam a educação de infância, impedindo a sua integração na educação básica


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