Escola confessional, escola laica e escola plural ou pluralista mais do que três paradigmas para a escola pública são três realidades históricas que convém seguir na sua evolução, comparar umas com as outras para melhor as compreender e refletir em síntese, para podermos aplicar ao presente e ao futuro.
O presente trabalho pretende compreender a relação entre a família e a escola, tendo como princípio o processo comunicacional entre as famílias e os professores nas organizações escolares do primeiro ciclo do ensino básico. A comunicação é preponderante e vista como uma premissa fundamental para uma boa relação dentro de uma organização. Este estudo procura descrever a sua influência na cultura e no clima da es...
O nosso estudo teve como objectivo verificar se existe envolvimento parental na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Góis. Nesta análise foram questionados alguns alunos dos 7º e 9º anos, encarregados de educação e docentes dos referidos alunos. A nossa amostra contou com a participação de 115 indivíduos sendo 67 alunos 31 encarregados de educação e 17 docentes. Na recolha dos dados usamos o Questi...
Este estudo trata da questão da violência escolar, quer a que ocorre na escola, fruto de pressões externas, culturais, sociais e familiares, quer a decorrente das estruturas de funcionamento e organização da própria escola, reflectindo-se em todos os que nela vivem e participam. No entanto, apesar de esta última forma de violência a que nos referimos -a violência institucional- ser a menos frequentemente refer...
Dissertação de mestrado em Ciências da educação- Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, orientada por Maria Teresa Santos, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. ; Esta investigação tem como base a importância do envolvimento da família na vida pré-escolar das crianças e as melhores estratégias para promover a aproximação família/escola. É uma investig...
Dissertação de mestrado em Ciências da educação- Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, orientada por Maria Teresa Santos, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. ; Esta investigação tem como base a importância do envolvimento da família na vida pré-escolar das crianças e as melhores estratégias para promover a aproximação família/escola. É uma investig...
O artigo analisa a série de reformas do ensino introduzidas na Casa Pia de Lisboa a partir do ano letivo de 1866-1867. O modelo escolar que se consolida nesse contexto - a escola graduada - é, em larga medida, tributário de uma conceção contemporânea de controlo e eficiência.
Reflexão em torno da escola democrática e ensino escolar assente em três tipos de equívocos: a) equívocos da organização escolar; b) equívocos da organização curricular; c) equívocos dos resultados de aprendizagem.
Este texto aborda o contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a renovação da escola. Parte da análise sociocultural que as TIC não são apenas meros instrumentos para se comunicar este ou aquele conteúdo, mas contribuem fortemente para condicionar as estruturas da sociedade, nomeadamente as educativas. Em primeiro lugar, caracteriza-se o tipo e a essência das actuais TIC. Em segundo lugar...
O mundo é hoje mais complexo e imprevisível do que era há poucos anos. Profundas transformações alteram, dia após dia, o cenário em que a escola desenvolve a sua missão. As oportunidades de auto-aprendizagem multiplicaram-se. A influência dos fenómenos de globalização sobre as diversas culturas reforçou a importância do conhecimento local. O impacto do desenvolvimento humano sobre o planeta tornou indispensável...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |