Esta comunicação baseia-se no facto de a contextualização curricular favorecer a aprendizagem dos alunos, devendo, por isso, ser um procedimento recorrente na educação escolar, e na ideia de que a forma como as escolas configuram e desenvolvem o currículo é influenciada por aspetos valorizados na avaliação externa que delas é feita. Sendo a avaliação externa das escolas (AEE) da competência da Inspeção Geral da...
Neste número da Revista Interações, através de artigos que a compõem, é divulgado parte do conhecimento produzido no âmbito do projeto Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolvido por uma equipa do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universid...
A contextualização curricular é um conceito relativamente recente nos discursos educacionais e a que têm sido associados vários sentidos (Fernandes, Leite, Mouraz e Figueiredo, 2012). De entre esses sentidos sobressai o de que a contextualização curricular representa uma possibilidade pedagógica para promover a melhoria das aprendizagens dos alunos e, consequentemente, o seu sucesso escolar. Nesse sentido, as p...
Na última década, em Portugal, assistimos a alterações nas políticas curriculares para o ensino básico que têm contribuído para uma certa instabilidade no "terreno de ação" dos professores. Essas alterações ocorreram sobretudo desde o final da década de 1990, com o "Projecto de Gestão Flexível do Currículo" (GFC) e, em 2005/2006, com a medida "Escola a tempo inteiro"². Do ponto de vista metodológico, sigo os co...
Esta comunicação apresenta um projeto de investigação em curso no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, aprovado pela FCT, e em que colaboram professores das Universidades do Minho, Lisboa e Aveiro. Assente na ideia de que a contextualização curricular é uma condição essencial para a melhoria das aprendizagens dos alunos, e...
A contextualização curricular é hoje uma temática central nos discursos sobre a educação, sendo vista como pressuposto fundamental para dar sentido e utilidade aos processos de ensino e aprendizagem que se desenvolvem na escola. No texto que a seguir se apresenta, procuramos deslindar alguns dos significados associados ao conceito de contextualização curricular e identificar algumas premissas que, em nosso ente...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |