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A contextualização curricular como referente da avaliação externa das escolas

Morgado, José Carlos; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana

Esta comunicação baseia-se no facto de a contextualização curricular favorecer a aprendizagem dos alunos, devendo, por isso, ser um procedimento recorrente na educação escolar, e na ideia de que a forma como as escolas configuram e desenvolvem o currículo é influenciada por aspetos valorizados na avaliação externa que delas é feita. Sendo a avaliação externa das escolas (AEE) da competência da Inspeção Geral da...


Contextualização curricular: princípios e práticas

Leite, Carlinda; Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Neste número da Revista Interações, através de artigos que a compõem, é divulgado parte do conhecimento produzido no âmbito do projeto Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolvido por uma equipa do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universid...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Contextualização curricular – subsídios para novas significações

Fernandes, Preciosa; Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

A contextualização curricular é um conceito relativamente recente nos discursos educacionais e a que têm sido associados vários sentidos (Fernandes, Leite, Mouraz e Figueiredo, 2012). De entre esses sentidos sobressai o de que a contextualização curricular representa uma possibilidade pedagógica para promover a melhoria das aprendizagens dos alunos e, consequentemente, o seu sucesso escolar. Nesse sentido, as p...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Inovações curriculares: o ponto de vista de gestores de escolas do ensino básic...

Fernandes,Preciosa Teixeira

Na última década, em Portugal, assistimos a alterações nas políticas curriculares para o ensino básico que têm contribuído para uma certa instabilidade no "terreno de ação" dos professores. Essas alterações ocorreram sobretudo desde o final da década de 1990, com o "Projecto de Gestão Flexível do Currículo" (GFC) e, em 2005/2006, com a medida "Escola a tempo inteiro"². Do ponto de vista metodológico, sigo os co...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos

Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana; Morgado, José Carlos; Esteves, Maria Manuela; Rodrigues, Maria Ângela; Costa, Nilza

Esta comunicação apresenta um projeto de investigação em curso no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, aprovado pela FCT, e em que colaboram professores das Universidades do Minho, Lisboa e Aveiro. Assente na ideia de que a contextualização curricular é uma condição essencial para a melhoria das aprendizagens dos alunos, e...


Contextualizar o currículo para melhorar a aprendizagem dos alunos

Morgado, José Carlos; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana

A contextualização curricular é hoje uma temática central nos discursos sobre a educação, sendo vista como pressuposto fundamental para dar sentido e utilidade aos processos de ensino e aprendizagem que se desenvolvem na escola. No texto que a seguir se apresenta, procuramos deslindar alguns dos significados associados ao conceito de contextualização curricular e identificar algumas premissas que, em nosso ente...


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