A macrocefalia é um motivo frequente de consulta em Pediatria. Pode estar associada a múltiplas situações clínicas, incluindo erros congénitos do metabolismo.Descrevem-se dois casos clínicos de acidúria glutárica tipo I que se apresentaram como macrocefalia. Em ambos havia macrocefalia relativa ao nascimento. No 1.° foi notório o aumento do perímetro craneano e hipotonia a partir do 1.° mês de vida; apresenta a...
A endocardite infecciosa continua a ser uma causa importante de morbilidade na população infantil, nomeadamente, nas crianças com cardiopatia congénita.Os autores apresentam o caso clínico de um rapaz de 6 anos, previamente assintomático, que recorreu ao Serviço de urgência do Hospital Pediátrico de Coimbra por febre, dor no membro inferior direito e epistaxe. A existência, entre outros sinais, de febre, hipert...
O estridor é uma situação rara, de etiologia variada que obriga a um diagnóstico e orientação adequados.De Janeiro de 1990 a Dezembro de 1994, estiveram internados 8 recém nascidos com esta situação, na Unidade de CuidadosIntensivos Neonatais (UCIN) da Maternidade Bissaya Barreto. Seis eram do sexo masculino e um era prematuro. Seis destas criançasforam submetidas a laringobroncofibroscopia, que revelou três la...
Avaliaram-se retrospectivamente 25 casos de quistos do ovário observados no Hospital Pediátrico de Coimbra, no período compreendido entre Janeiro de 1985 e Junho de 1994.Os quistos foram definidos ecograficamente ou pela anatomia patológica.Observou-se um predomínio de casos no 1.° ano de vida. As principais formas de apresentação foram: precocidade sexual (9), dor abdominal aguda (4) e recorrente e achado ecog...
Tese de mestrado integrado. Engenharia Industrial e Gestão. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2010
Tese de mestrado em Controlo da Qualidade e Toxicologia dos Alimentos apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Farmácia, 2007
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006. ; O conhecimento dos professores sobre as suas competências profissionais entre os que fizeram o curso de formação docente e os que não fizeram o curso de formação na República Democrática de Timor-Leste é o alvo desta pesquisa, que se limitou em apenas três competências profissionais como: saber disciplinar, saber curricular e sab...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |