Educar: a missão de Cativar para libertar é o paradoxo que consiste no ideal subjacente aos estágios desenvolvidos em duas valências distintas: o 1º e o 2º Ciclo do Ensino Básico. Aqui espelha-se a intervenção educativa concretizada, através da sua coadjuvação com uma prática reflexiva inerente ao profissional de dupla habilitação, tendo esta sido focada em aspetos que traduzem preocupações da educação hodierna...
Chutney (do Hindu Chatni), é um molho picante de origem indiana usado no acompanhamento de outros alimentos, dos quais, carnes frias, assadas, grelhadas e fondues. É um molho espesso, feito de frutas e hortícolas, açúcar, especiarias e, por vezes, vinagre. É provavelmente mais conhecido quando é usada a manga como a fruta base, mas também há de maçã, tomate e de misturas de frutas. Em termos tecnológicos, o Chu...
Dever-se-iam consumir, no máximo, 5 g de NaCl/dia, i.e. 2 g de Na [World Health Organization (W.H.O), 2007]. Cada português ingere, em média, 12 g de sal/dia [Sociedade Portuguesa de Hipertensão, (S.P.H), 2009]. Considerando o cloreto de potássio (KCl) uma alternativa à utilização do NaCl no fabrico de presunto, avaliou-se se a substituição parcial do NaCl por KCl (25% na proporção molar) no presunto poderia se...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |