Encontrados 11 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico

Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Martins, Helena; Nunes, Fernanda

Um aspeto essencial da educação no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) prende-se com a implementação de práticas de ensino direcionadas para o desenvolvimento integrado de atividades e áreas do saber, promotoras do desenvolvimento cognitivo dos alunos, do crescimento das capacidades relacionais e da aquisição de cultura científica. Nesse âmbito, cada vez mais se requerem oportunidades de aprendizagem diversifi...


Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico

Fátima Paixão; Fátima Regina Jorge; Helena Martins

Evidenciando a relevância do papel da inter-relação entre a escola e espaços de educação não formais, associada a experiências criativas e inovadoras de aprendizagem, apresenta-se um estudo desenvolvido com alunos de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, tomando como problemática de investigação compreender em que medida ...

Data: 2012   |   Origem: Indagatio Didactica

Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco Uma exper...

Fátima Regina Jorge; Maria de Fátima Paixão; Maria Fernanda Nunes

Pretendemos discutir as oportunidades que os espaços de educação não formal oferecem para a implementação de um ensino e aprendizagem que evidencie a utilização da matemática em contextos sociais e culturais. A discussão apoia-se num estudo desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 4.º ano do 1.º Cic...

Data: 2012   |   Origem: Indagatio Didactica

Educação CTS para a literacia científica num livro que eu li

Fátima Paixão

Este é um artigo que explicita as minhas reflexões sobre aspetos de recentes decisões legislativas para a educação básica em Portugal na sequência da leitura de um livro que trata de educação em ciências com orientação CTS.

Data: 2012   |   Origem: Indagatio Didactica

Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma exper...

Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Nunes, Fernanda

Pretendemos discutir as oportunidades que os espaços de educação não formal oferecem para a implementação de um ensino e aprendizagem que evidencie a utilização da matemática em contextos sociais e culturais. A discussão apoia-se num estudo desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e em que se planeou, implementou e avaliou uma visita ao Jardim do paço de ...


Horto de Amato Lusitano – Um espaço de educação não formal na formação em ciênc...

Jorge, Fátima; Paixão, Fátima

Amato Lusitano, célebre médico e homem de ciência, é uma figura incontornável do renascimento europeu, nascida em Castelo Branco em 1511. No espaço envolvente da Escola Superior de Educação foi criado em 1998 um HORTO no âmbito de um Projeto Ciência Viva com vista a homenagear a sua vida, obra e espírito científico e dá-lo a conhecer à comunidade. Nele se podiam encontrar algumas das plantas que usava nas cura...


Contributos para a integração da história da matemática na formação inicial de ...

Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Cabrita, Isabel

Este artigo insere-se num estudo desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores da escolaridade básica (educação primária) com foco na resolução e exploração didáctica de problemas que ilustram usos da matemática em situação diversificadas do quotidiano social passado (problemas históricos). Os resultados permitem-nos sustentar a relevância didáctica destes problemas e identificar algumas dificuldade...


Contributos para a integração da história da matemática na formação inicial de ...

Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Cabrita, Isabel

Este artigo insere-se num estudo desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores da escolaridade básica (educação primária) com foco na resolução e exploração didáctica de problemas que ilustram usos da matemática em situação diversificadas do quotidiano social passado (problemas histéricos). Os resultados permitem-nos sustentar a relevância didáctica destes problemas e identificar algumas dificuldade...


Contributos para a integração da história da matemática/ciência na escolaridade...

Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Cabrita, Isabel

Propõe-se uma reflexão sobre a integração da história da matemática em aulas de matemática da escolaridade básica através de problemas matemáticos de carácter recreativo ou de aplicação a situações do quotidiano social passado. Discute-se, em particular, o contributo que tais problemas podem representar para a concretização de um ensino da matemática que atenda à necessidade de promover o “desenvolvimento de at...


Ciência e sociedade – formação de professores de matemática através de problema...

Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Cabrita, Isabel

Propõe-se uma reflexão sobre o contributo da história da matemática, na formação inicial de professores da escolaridade básica, para o desenvolvimento de perspectivas sobre o valor social e cultural da matemática e para a promoção de práticas de ensino inovadoras. Defende-se que o envolvimento de futuros professores na resolução e exploração didáctica de problemas históricos viabiliza a implementação de estraté...


11 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento



Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia