Relatório da Unidade Curricular, apresentado para Provas de Agregação na área de Relações Internacionais (especialidade de História e Teoria das Relações Internacionais), da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Lição apresentada no âmbito das Provas de Agregação na área de Relações Internacionais (especialidade de História e Teoria das Relações Internacionais)
A chamada segunda geração de operações de paz das Nações Unidas constitui, pela sua ambição e pelo seu conteúdo multidimensional, um instrumento privilegiado de governação global, no sentido de regulação das condições políticas, económicas e sociais nas borderlands pelos países centrais. Neste texto analisam-se as operações de paz levadas a cabo em Angola, Timor-Leste e Moçambique, sobretudo na perspectiva de i...
For the mainstream literature, the notion of failed state is void of political or systemic meaning: states fail because they are allegedly not capable of adopting the necessary reforms, either in economic or in institutional terms. Quite differently, we argue that state failure must be understood as the result of a complex mix of exogenous and internal factors. The combination of an overload of demands by the d...
La comparación entre los sistemas políticos, objetivos de guerra, tipo de ejército, técnica militar y economía de guerra de las llamadas viejas guerras e de las nuevas guerras nos revela un continuum y una articulación de las causas de la violencia y de las guerras, que, a su vez, tienen manifestaciones cada vez más locales (a pesar de sus impactos globales). Y subraya también la necesidad de repensar categoría...
Os Estudos para a Paz, constituídos historicamente como conhecimento crítico e, portanto, alternativo à ciência normal em Relações Internacionais, vieram, nos anos noventa, a ser cooptados pelas estruturas de regulação do sistema internacional como fundamento de muitas das opções postas em prática sobretudo no quadro dos pro- cessos de reconstrução pós-bélica. Neste contexto, o resgate da linhagem crítica dos E...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |