O destino turístico é considerado como um conjunto de bens e serviços disponíveis num local e que se combinam por forma a proporcionar uma experiência ao visitante (Murphy, Pritchard & Smith, 2000). A sua eleição é influenciada por duas categorias de fatores, tendo em conta a perceção dos viajantes: os fatores push associados às motivações, necessidades e interesses individuais; e os fatores pull associados às ...
O principal objetivo do presente estudo assenta em verificar se a animação turística, como uma componente da oferta existente na região de Alto Trás-os-Montes, com as suas características únicas e singulares, pode estar associada aos diversos fatores de eleição do destino, por parte dos visitantes. De referir que dos estudos existentes em Portugal, em volta da temática da animação turística, a abordagem assenta...
O presente estudo tem por objectivo apresentar uma revisão conceptual dos estudos realizados na óptica de diversos investigadores referente à eleição de um destino e tendo em vista a sua aplicabilidade num modelo. Neste sentido, pretende-se, com esta abordagem conceptual, dar um contributo na definição metodológica de uma investigação em curso e que tem como objecto de estudo a região de Alto-Trás-os-Montes. O ...
O principal objetivo do presente estudo assenta em verificar se a animação turística, como uma componente da oferta existente na região de Alto Trás-os-Montes, com as suas características únicas e singulares, pode estar associada aos diversos fatores de eleição do destino, por parte dos visitantes. De referir que dos estudos existentes em Portugal, em volta da temática da animação turística, a abordagem assenta...
Diversas regiões rurais estão a tornar-se importantes destinos turísticos, não só pela qualidade do ambiente mas, também, pelos serviços que são prestados pelos promotores turísticos, que oferecem uma variedade de produtos que competem, grandemente, com regiões turísticas mais tradicionais e estabilizadas. A região de Trás-os-Montes é exemplo de um destino turístico que se traduz numa oferta turística diversifi...
Diversas regiões rurais estão a tornar-se importantes destinos turísticos, não só pela qualidade do ambiente mas, também, pelos serviços prestados pelos promotores turísticos oferecendo uma variedade de produtos que competem, grandemente, com regiões turísticas mais tradicionais e estabilizadas. A região de Trás-os-Montes é exemplo de um destino turístico que se traduz numa oferta turística diversificada capaz ...
A oferta turística de um destino “engloba tudo aquilo que o local de destino tem para oferecer aos seus turistas actuais e potenciais, sendo representada por uma gama de atracções, bens e serviços que determinarão a preferência do visitante”[Livro Branco do Turismo, 1991: 67]. A cidade de Mirandela situada no Norte de Portugal, é um destino turístico com potencialidades para atrair e reter os seus visitantes nu...
Nowadays tourists have changed their values particularly in what concerns the environment and different cultures. The old mass tourism has given place to a new tourism where changing values are generating demand for a more environmentally conscious and nature-oriented holidays. Sun and beach resorts which have for long been one of the main attractions for tourists start to be replaced for other destinations suc...
Este trabalho pretende analisar e caracterizar a oferta e a procura turísti-ca no distrito de Bragança. A oferta é analisada segundo uma recolha de dados bibliográficos e junto das entidades e organismos turísticos da região. A procura, para além de dados recolhidos junto dessas mesmas entidades é também caracterizada pela inquisição de turistas nacionais e estrangeiros no período de época alta (Agost./ Set. 20...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |