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Análise preliminar dos efeitos da alteração da cabeça do quebramar Norte de Lei...

Paulo Rosa Santos; Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto; E. Brògueira-Dias


Estudo do Comportamento de Navios Amarrados no Interior de um Porto

Francisco Taveira Pinto; Fernando Veloso Gomes; Paulo Rosa Santos; C. Guedes-Soares; N. Fonseca; A. Paço; J. A. Santos; António Paulo Moreira

O projecto de I&D DOLPHIN, pretende estudar o comportamento de navios amarrados no interior de portos, e tem como caso de estudo o Posto "A" do Terminal de Petroleiros do Porto de Leixões. Este artigo apresenta alguns dos desenvolvimentos verificados até ao momento nas diferentes vertentes do projecto, nomeadamente: modelação física, modelação numérica e desenvolvimento de equipamento para a realização de mediç...


Comportamento de Navios Amarrados no Posto "A" do Porto de Leixões: Importância...

Paulo Rosa Santos; Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto; E. Brògueira Dias

The interactions between the ship, the mooring system, and the harbor basin are usually complex, with the moored ship having typically a non linear response to the environmental forcing actions. In this context, physical modeling plays an important role. However, in order to obtain reliable results and conclusions, it is essential that the main physical phenomena governing the response of the moored ships are a...


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