Os compósitos inteligentes de matriz metálica (CIMM) têm sido intensamente explorados nas últimas décadas devido à capacidade destes sistemas poderem alterar as suas propriedades mediante um estÃmulo externo. As ligas de NÃquel-Titânio (Ni-Ti) são materiais inteligentes e desempenham, maioritariamente, funções de atuação ou controlo de vibrações nos sistemas em que se inserem, permitindo que est...
In this paper, we describe a study carried out in a Portuguese Polytechnic Institute, aimed to identify and characterize the implementation level of the Bologna Paradigm. The used questionnaire was completed in the academic year of 2008/2009 providing data at curricular unit, course and school levels. Regarding the changes in teaching learning activities, the answers related to “stopped using” showed that no ac...
Esta investigação incide sobre as ruas enquanto órgãos vitais do espaço público. As ruas e os seus pequenos alargamentos encontram-se vocacionados para albergar o peão e outros modos suaves de transporte. Negar a sua importância enquanto palco da vivência pedonal significa suprir a sua essência enquanto espaço público. Partindo deste pressuposto, o presente estudo pretende averiguar quão determinantes são as ca...
In this paper, we describe a study carried out in a Portuguese Polytechnic Institute, aimed to identify and characterize the implementation level of the Bologna Paradigm. The used questionnaire was completed in the academic year of 2008/2009 providing data at curricular unit, course and school levels. Regarding the changes in teaching learning activities, the answers related to “stopped using” showed that no ac...
O presente artigo resulta de um estudo desenvolvido no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) que teve como objetivo identificar e caraterizar as principais alterações pedagógicas (atividades desenvolvidas e dos elementos de avaliação), decorrentes da implementação do Paradigma de Bolonha, nos Cursos de 2º Ciclo. Em 2008/2009 foi desenvolvido pela Unidade para a Avaliação e Qualidade (UNIQUA/IPS) um questionári...
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Design de Produto.
O presente Relatório Final de Prática e Ensino Supervisionada enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta a descrição e reflexão do percurso vivido num Jardim de Infância da cidade Portalegre. Durante o estudo que desenvolvemos demos especial atenção às questões de diferenciação de género, tendo como objetivo a promoção da Igualdade de Género na Educação Pré-escolar. A metodologia ad...
The Technology and Industrial Management (T&IM) course of the Polytechnic Institute of Setúbal (IPS), Portugal, is a four year graduate course organized in trimesters with three course units per trimester [quarter]. In the last two trimesters [quarters] internships or real context projects prepare students for a smoother integration in the professional activity. From its beginning, in 2007, T&IM was designed fo...
Tese de mestrado. Multimédia. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto, Universidade de Aveiro,, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2009
O controlo orçamental assume-se como ponto de partida para o desenvolvimento do Balanced Scorecard (BSC). Dada a escassez de trabalhos sobre BSC em instituições sem fins lucrativos e públicas, este trabalho procurou ser um trabalho de reflexão para identificar a missão, visão e valores da uma instituição pública na aplicação do BSC. A estratégia surge nesta sequência lógica e constitui o tema central do BSC. Se...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |