Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Desigualdades no sistema educativo: percursos, transições, contextos

Diogo, Ana Matias (Org.); Diogo, Fernando (Org.)

Nas últimas décadas o sistema educativo português foi palco de uma extraordinária evolução quantitativa, abrindo-se sucessivamente a novos grupos sociais e a faixas etárias mais alargadas. Esta evolução não se traduziu, contudo, numa redução significativa das diferentes formas de desigualdades sociais face à escola. Persistem elevados índices de insucesso e de abandono, particularmente concentrados em determina...


Dinâmicas familiares e investimento na escola à saída do ensino obrigatório.

Diogo, Ana Matias; Universidade dos Açores

Este artigo apresenta algumas linhas de força de um trabalho mais vasto sobre o investimento realizado pelas famílias em matéria de escolaridade, na transição para o ensino secundário. O investimento das famílias é perspectivado a partir da articulação das abordagens clássicas da sociologia da educação, com um conjunto de contributos direccionados para o contexto familiar, enquanto espaço de dinâmicas sujeitas ...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Educação, desigualdades sociais e usos do computador Magalhães: Uma pesquisa co...

Diogo, Ana Matias; Silva, Pedro; Gomes, Carlos; Coelho, Conceição; Fernandes, Conceição; Viana, Joana

VII Congresso Português de Sociologia, "Sociedade, Crise e Reconfigurações", Porto, 20 a 22 de Junho de 2012 (Comunicação). ; Ao longo das últimas décadas têm-se implementado múltiplos programas governamentais e realizados investimentos consideráveis em tecnologias da informação e comunicação nas escolas, na generalidade dos países europeus, incluindo no nosso país, numa perspetiva de inclusão digital das nov...


Usos do computador Magalhães entre a escola e a família: sobre a apropriação de...

Silva, Pedro; Diogo, Ana Matias

Copyright © 2011 Universidade dos Açores. ; Contrariamente a muitas das políticas e iniciativas que têm sido desenvolvidas nas últimas décadas, com o objectivo de difundir as tecnologias de informação e comunicação (TIC) no contexto escolar, o programa de distribuição de computadores portáteis no 1º ciclo do ensino básico, iniciado em 2008/09, tem a particularidade de amplificar a sua intervenção, pretendendo ...


4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor










Data




Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia