Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) ; Partindo de um enquadramento teórico, com base na revisão de literatura efetuada, verificou-se que a leitura de histórias é defendida como uma atividade de extrema importância, não só por promover o desenvolvimento da linguagem, a aquisição de vocabulário, o desenvolvimento de mecanismos cognitivos envolvidos na ...
Tese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Psicologia da Educação) ; Ao longo das últimas décadas têm sido frequentes os estudos realizados sobre os determinantes do rendimento académico, isto é, sobre os fatores que interferem na aprendizagem e, consequentemente, no sucesso/insucesso escolar. É neste contexto que se insere a presente investigação onde se analisa a influência de va...
O 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação – Aprender ao Longo da Vida: contributos, perspectivas e questionamentos do currículo e da avaliação, decorreu na Universidade do Minho, nos dias 4, 5 e 6 de Novembro de 2010. Integrado nas actividades do Grupo de Investigação A construção teórica e prática do currículo em contextos formais, informais e não formais, do Centro de Investigação em Educação d...
O intuito deste estudo foi analisar as representações de docência e formação pedagógica presentes no Projeto Político-Pedagógico de um Curso de Mestrado em Saúde Coletiva. Baseado na perspectiva qualitativa de pesquisa, envolveu alunos, ex-alunos e professores, utilizando a análise documental e a entrevista semiestruturada como instrumentos. Contribuições de Bourdieu, Sousa Santos, Anastasiou, Pimenta, Cunha e ...
O texto decorre de reflexão sobre práticas pedagógicas consideradas significativas pelos estudantes do Curso de Nutrição, numa instituição de Ensino Superior, Rio Grande do Sul, e no protagonismo das professoras que as desenvolvem. Procurou-se investigar se essas experiências significam inovação na perspectiva de uma ruptura paradigmática, compreendendo a inovação como um processo descontínuo, de ruptura com as...
Apresenta os resultados de pesquisa interinstitucional sobre o Exame Nacional de Cursos, conhecido como "provão", na qual foram entrevistados alunos, coordenadores e professores de doze cursos de graduação, pertencentes a instituições de ensino superior do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados detectaram elementos de impacto das políticas avaliativas sobre as formas de atuação dos professores. Houve, entre...
O trabalho apresenta reflexões resultantes de pesquisa e dá curso às preocupações sobre a temática da formação de professores, especialmente das relações que determinam as inovações, ou seja, os elementos ou fatores que causam a ruptura e, portanto, cortam a reprodução, no interior dos Cursos de Licenciatura que, no Brasil, formam professores na Universidade. Parte do pressuposto de que é preciso entender as re...
O artigo analisa aspectos de propostas sobre a formação de professores desenvolvidas em vários países ou apresentadas pelo Banco Mundial, focalizando de modo especial as experiências da França, da Inglaterra e da Espanha, e seus possíveis reflexos sobre as propostas hoje correntes entre nós.
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |