Encontrados 13 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de ...

Cunha, Maria Isabel da

Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) ; Partindo de um enquadramento teórico, com base na revisão de literatura efetuada, verificou-se que a leitura de histórias é defendida como uma atividade de extrema importância, não só por promover o desenvolvimento da linguagem, a aquisição de vocabulário, o desenvolvimento de mecanismos cognitivos envolvidos na ...


O insucesso escolar no 3º ciclo do ensino básico : fatores pessoais e familiares

Cunha, Maria Isabel

Tese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Psicologia da Educação) ; Ao longo das últimas décadas têm sido frequentes os estudos realizados sobre os determinantes do rendimento académico, isto é, sobre os fatores que interferem na aprendizagem e, consequentemente, no sucesso/insucesso escolar. É neste contexto que se insere a presente investigação onde se analisa a influência de va...


Aprender ao longo da vida : contributos, perspectivas e questionamentos do curr...

Morgado, José Carlos; Alves, Maria Palmira; Pillotto, Sílvia Sell; Cunha, Maria Isabel

O 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação – Aprender ao Longo da Vida: contributos, perspectivas e questionamentos do currículo e da avaliação, decorreu na Universidade do Minho, nos dias 4, 5 e 6 de Novembro de 2010. Integrado nas actividades do Grupo de Investigação A construção teórica e prática do currículo em contextos formais, informais e não formais, do Centro de Investigação em Educação d...


Trajetórias da docência universitária em um programa de pós-graduação em Saúde ...

Ribeiro,Marinalva Lopes; Cunha,Maria Isabel da

O intuito deste estudo foi analisar as representações de docência e formação pedagógica presentes no Projeto Político-Pedagógico de um Curso de Mestrado em Saúde Coletiva. Baseado na perspectiva qualitativa de pesquisa, envolveu alunos, ex-alunos e professores, utilizando a análise documental e a entrevista semiestruturada como instrumentos. Contribuições de Bourdieu, Sousa Santos, Anastasiou, Pimenta, Cunha e ...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Vivendo a inovação: as experiências no curso de nutrição

Pedroso,Maísa Beltrame; Cunha,Maria Isabel da

O texto decorre de reflexão sobre práticas pedagógicas consideradas significativas pelos estudantes do Curso de Nutrição, numa instituição de Ensino Superior, Rio Grande do Sul, e no protagonismo das professoras que as desenvolvem. Procurou-se investigar se essas experiências significam inovação na perspectiva de uma ruptura paradigmática, compreendendo a inovação como um processo descontínuo, de ruptura com as...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciado...

Cunha,Maria Isabel da

Apresenta os resultados de pesquisa interinstitucional sobre o Exame Nacional de Cursos, conhecido como "provão", na qual foram entrevistados alunos, coordenadores e professores de doze cursos de graduação, pertencentes a instituições de ensino superior do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados detectaram elementos de impacto das políticas avaliativas sobre as formas de atuação dos professores. Houve, entre...

Data: 2006   |   Origem: OASIS br


Inovações em tempos de debate

Cunha,Maria Isabel da

Data: 2003   |   Origem: OASIS br

Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no e...

Cunha,Maria Isabel da

O trabalho apresenta reflexões resultantes de pesquisa e dá curso às preocupações sobre a temática da formação de professores, especialmente das relações que determinam as inovações, ou seja, os elementos ou fatores que causam a ruptura e, portanto, cortam a reprodução, no interior dos Cursos de Licenciatura que, no Brasil, formam professores na Universidade. Parte do pressuposto de que é preciso entender as re...

Data: 2001   |   Origem: OASIS br

Repercussões de tendências internacionais sobre a formação de nossos professores

Lüdke,Menga; Moreira,Antônio Flávio Barbosa; Cunha,Maria Isabel da

O artigo analisa aspectos de propostas sobre a formação de professores desenvolvidas em vários países ou apresentadas pelo Banco Mundial, focalizando de modo especial as experiências da França, da Inglaterra e da Espanha, e seus possíveis reflexos sobre as propostas hoje correntes entre nós.

Data: 1999   |   Origem: OASIS br

13 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia