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Modelling of ballasted railway tracks for high-speed trains

Cunha, J. P.

Tese de doutoramento em Engenharia Civil ; Ballasted railway tracks are one of the most common structures travelled by high-speed trains. The high circulation speeds of these trains lead to increased vibrations in the tracks and nearby structures, which can affect the serviceability and maintenance costs of the tracks. There is a growing demand for a means of accurately predicting the performance of ballasted ...


Efeito da temperatura nas características físico-químicas de soluções aquosas c...

Cunha,J.P.A.R.; Alves,G.S.; Reis,E.F.

A eficácia de tratamentos fitossanitários depende das características físico-químicas das caldas de pulverização. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da temperatura da calda e da adição de adjuvantes de uso agrícola nas características físico-químicas de soluções aquosas para aplicação de agrotóxicos. Foram avaliados potencial hidrogeniônico, condutividade elétrica, densidade, v...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Espectro de gotas de pontas de pulverização com adjuvantes de uso agrícola

Cunha,J.P.A.R.; Bueno,M.R.; Ferreira,M.C.

O sucesso de uma boa aplicação de produtos fitossanitários depende da sinergia entre fatores como tamanho de gota, tipo de ponta, pressão, volume e composição da calda e características do alvo. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o espectro de gotas produzidas por pontas de jato plano defletor (TT 11002) e jato plano defletor com indução de ar (TTI 11002), com diferentes adjuvantes adicionados à calda...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Equilíbrio limite (ELU) de maciços terrosos carregados. Modelos numéricos 2D e ...

Martins, Júlio Barreiros; Correia, A. Gomes; Miranda, Tiago F. S.; Cunha, J. P.

É apresentada uma comparação sobre a aplicação dos métodos elástico-plásticos e dos métodos rígido-plásticos para o cálculo do coeficiente de segurança Fs em relação ao equilíbrio limite (ELU) de massas terrosas com sobrecargas e de massas rochosas com juntas. São apresentados e utilizados programas de carácter geral para o cálculo de Fs por vários métodos das fatias e pelo método dos blocos, com ligação aos mé...


Influência do acoplamento rigidez-amortecimento da fundação no desempenho de um...

Cunha, J. P.; Correia, A. Gomes

É apresentada uma revisão teórica de alguns trabalhos desenvolvidos na definição das características de deformabilidade de solos sujeitos a carregamentos cíclicos e dinâmicos. Em função destas características foram definidas análises paramétricas para o estudo da influência do nível de deformação cíclica do solo de fundação no comportamento de uma via-férrea de alta velocidade sujeita à passagem de um comboio T...


Coupling stiffness-damping in modelling high-speed train track-embankment

Cunha, J. P.; Correia, A. Gomes

The levels of demand associated with railways for high-speed trains imply great accuracy in the definition of numerical models for the prediction of its behaviour, Therefore, it is increasingly important to account for the nonlinear behaviour of foundation soils of these railways. These soils are subject to cyclic and dynamic loadings, and so, their dynamic response is highly affected by the induced level of cy...


Influência da deformação cíclica de solos de fundação no desempenho de uma via-...

Cunha, J. P.; Correia, A. Gomes

É apresentada uma revisão teórica de alguns trabalhos anteriormente desenvolvidos na definição das características de deformabilidade de solos sujeitos a carregamentos cíclicos. Em função destas características foram definidas análises paramétricas para o estudo da influência do nível de deformação cíclica do solo de fundação no comportamento de uma viaférrea de alta velocidade sujeita á passagem de um comboio ...


Aplicações seqüenciais de fomesafen via água de irrigação por aspersão no contr...

Vieira,R.F.; Costa,E.L.; Werlang,R.C.; Cunha,J.P.A.R.; Ruas,R.A.A.

Foi conduzido um ensaio em casa de vegetação com o objetivo de avaliar a eficácia da aplicação seqüencial de pequenas doses do fomesafen por via da água de irrigação (herbigação) por aspersão no controle de Bidens pilosa. Os tratamentos foram dispostos no esquema fatorial 4 x 3 x 2 + 3: doses de fomesafen (50, 100, 150 e 200 g ha-1), seqüências de dias após a emergência (DAE) de B. pilosa em que foram realizada...

Data: 2006   |   Origem: OASIS br

Os bosques ribeirinhos, fonte de diversidade genética de Vitis vinifera L.

Cunha, J.; Cunha, J.P.; Lousã, M.; Eiras-Dias, J.E.

Data: 2004   |   Origem: Repositório da UTL

Avaliação de estratégias para redução da deriva de agrotóxicos em pulverizações...

Cunha,J.P.A.R.; Teixeira,M.M.; Coury,J.R.; Ferreira,L.R.

A deriva nas aplicações de agrotóxicos é considerada um dos maiores problemas da agricultura. Entre os fatores que a influenciam, o tamanho das gotas pulverizadas tem-se mostrado primordial. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo a avaliação dos efeitos da adição de óleo vegetal emulsionável à calda de pulverização e do uso de pontas antideriva sobre o espectro de gotas e sobre o potencial de deriv...

Data: 2003   |   Origem: OASIS br

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