Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior

Ramos, A.; Delgado, F.M.G.; Afonso, Paulo; Cruchinho, A.; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Ramos, George

A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela c...


O processo de Bolonha no IPCB: dos princípios à sua aplicação

Ramos, A.; Cruchinho, A.; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Afonso, Paulo

O período que vivem atualmente as Instituições de Ensino Superior (IES) é considerado por todos os agentes envolvidos como um período de mudança, uma vez que se assiste a grandes alterações, quer na cultura de ensino, quer na cultura de aprendizagem. Neste sentido, não é possível deixar de refletir sobre estas transformações, tendo como pano de fundo a promoção de um nível adequado de exigência académica que de...


A definição de um sistema de qualidade para avaliar o percurso formativo em IES

Ramos, A.; Cruchinho, A.; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Afonso, Paulo

A Agência para Avaliação e Acreditação da Qualidade no Ensino Superior em Portugal, assim como a Lei da Qualidade no Ensino Superior, foram publicadas em 2007. Foi solicitado a cada Instituição de Ensino Superior (IES) a conceção de um sistema de avaliação da qualidade ajustado à sua dimensão e funcionamento, compatível com a política da qualidade existente e estratégia definida. Este trabalho apresenta a conce...


A concretização do Processo de Bolonha no IPCB

Ramos, A.; Cruchinho, A.; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Afonso, Paulo

O presente artigo expõe os dados relacionados com a metodologia seguida pelo IPCB para acompanhar a implementação do Processo de Bolonha na Instituição, assim como os indicadores utilizados para a realização do relatório anual. São apresentadas as estratégias adotadas por cada Unidade Orgânica para a transição entre planos curriculares, nomeadamente a metodologia para adoção de ECTS e para adaptação aos novos c...


4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor








Data



Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia