Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta ; A in/disciplina escolar, nas suas múltiplas manifestações, integra o dia-a-dia de qualquer ator educativo e de qualquer estabelecimento de ensino. Pela sua transversalidade/universalidade e relevo social, pela complexidade e carga subjetiva inerentes, pela repercussão sobre todo o processo de ensino-aprendizagem e...
Tese de mestrado. Engenharia dos Materiais. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto
Trabalho realizado no ISQ, orientado pela Dr.ª Catarina Rodrigues e co orientado pela Drª Marina Almeida ; Tese de mestrado. Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2012
Alguns espaços, em especial os localizados na faixa de fronteira, vem apresentando mudanças significativas diante do processo de globalização. A integração promovida por esse movimento influi diretamente nas relações entre países que possuem limites adjacentes e cidades localizadas na fronteira, mais ainda quando são cidades-gêmeas. As cidades do Oiapoque e do Chuí, objeto desta pesquisa, são exemplos de cidade...
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações ; Este trabalho pretende abordar os significados de reforma na perspectiva da Teoria do Nível de Abstracção, com o objectivo de gerar uma tipologia dos significados de reforma e esclarecer a relação entre distância psicológica à reforma e construção dos significados de reforma, optimismo face à reforma, expectativa de problemas na reforma e visualização de refor...
O objectivo do presente trabalho é testar a hipótese de que considerar os países em desenvolvimento como reais exportadores de produtos de alta tecnologia pode ser apenas o resultado de um artefacto estatístico, através de um novo olhar sobre os dados. O presente trabalho visa complementar estudos realizados anteriormente através da análise dos dados mais recentes e comparáveis, de forma a captar uma perspectiv...
Este artigo baseia-se, em parte, no estudo empírico realizado para a obtenção do grau de Mestre do primeiro autor, cuja dissertação, foi apresentada no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com orientação do segundo autor. ; O objectivo principal deste estudo foi analisar as representações dos professores acerca dos seus medos profissionais. A amostra foi constituída por 2...
Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24-26 de Setembro de 2003, pelas Universidades do Minho e da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. ; A falta de instrumentos que pudessem ser administrados a professores, para que se pronunciem quanto aos seus medos profissionais, conduziu à construção de um novo instrumento de avaliação. Apresentam-se as fases seguidas...
Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. ; A falta de instrumentos de avaliação do autoconceito profissional dos docentes do ensino básico e secundário conduziu à elaboração de um instrumento que denominámos Escala de Autoconceito Profission...
Estudo apresentado no VII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, realizado em 24, 25 e 26 de Setembro de 2003, pela Universidade do Minho e pela Universidade da Corunha. Corunha: Universidade da Corunha. ; O presente estudo sistematiza os processos seguidos na construção da denominada Escala de Avaliação da Autonomia Profissional dos Professores (EAP). Os resultados obtidos nos 32 itens desta escala ...
| Financiadores do RCAAP | |||||||
|
|
|
|
|
|
||