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The portuguese schools’ evaluation programme : a sociological approach to the p...

Veloso, Luísa; Abrantes, Pedro; Craveiro, Daniela

This article analyses the current Portuguese Schools’ Evaluation Programme, implemented since 2006 in all state schools, as a social construction. The article focuses on a particular topic of the external evaluation the participation of social actors in school life, as well as on school principals’ perceptions of the process. Our research is based on a content analysis of schools’ evaluation reports conducted i...


Avaliação externa e sucesso escolar

Veloso, Luisa; Abrantes, Pedro; Craveiro, Daniela; Quintas, Helena; Gonçalves, José Alberto; Vitorino, Teresa; Caixeirinho, Telma

Investigação que integrou o ISCTE, a Universidade do Algarve e a Associação de Desenvolvimento Local "Barafunda" ; O presente texto resulta de uma investigação que teve como objeto de estudo principal os contextos institucionais das escolas do ensino básico e secundário em Portugal, abordando a relação entre as políticas educativas, os modelos de organização, os processos de avaliação e o sucesso escolar. O e...


Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a ap...

Veloso, Luísa; Rufino, Isabel; Craveiro, Daniela

A presente análise propõe uma reflexão sobre a forma como os processos de coordenação do trabalho nas organizações escolares, ao nível da conceção e planeamento educativo, são enunciados nos relatórios de avaliação externa das escolas e pelas respetivas direções. Tem como base informação contemplada nos relatórios da avaliação externa das escolas de três regiões distintas em Portugal — Lisboa e Vale do Te...

Data: 2012   |   Origem: Sociologia, Problemas e Práticas

Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a ap...

Veloso, Luísa; Rufino, Isabel; Craveiro, Daniela

Apresente análise propõe uma reflexão sobre a forma como os processos de coordenação do trabalho nas organizações escolares, ao nível da conceção e planeamento educativo, são enunciados nos relatórios de avaliação externa das escolas e pelas respetivas direções. Tem como base informação contemplada nos relatórios da avaliação externa das escolas de três regiões distintas em Portugal — Lisboa e Vale do Tejo, Ale...

Data: 2012   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

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