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Educação e formação na escola nova de Faria de Vasconcellos

Meireles-Coelho, Carlos; Cotovio, Ana; Ferreira, Lúcia

Faria de Vasconcellos (1880-1939), considerado por A. Ferrière como «pioneiro da educação do futuro» (Vasconcellos, 2012: 20), criou em 1912 Uma Escola Nova na Bélgica, que o diretor do Bureau Internacional das Escolas Novas definiu como «uma Escola Nova tipo», que tinha como «programa mínimo: a escola estar situada no campo, o ensino a partir da experiência ser enriquecido pelo trabalho manual, haver um regime...


Aprendizagem de nível 2 em Espanha e Portugal: percursos e equívocos

Cotovio, Ana Paula L.; Meireles-Coelho, Carlos

Em Portugal o correspondente ao nível 2 do QEQ constitui um equívoco ao manter um ensino unificado, dos 11 aos 15 anos, orientado para o prosseguimento de estudos e não por áreas diversificadas de estudo e trabalho com vista à cidadania inclusiva e produtiva. Pretende-se analisar as diferenças entre o sistema educativo espanhol e português em relação ao nível 2 do QEQ, comparando-os com as orientações de organ...


Aprendizagem de nível 2 em Espanha e Portugal: percursos e equívocos

Cotovio, Ana Paula Lapa

No ocidente, a partir da Grécia, a escola desenvolveu-se como alternativa ao trabalho. No início do séc. XXI o paradigma europeu (2000-2020) de aprendizagem ao longo da vida preconiza no nível 2 do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ; EU, 2008) um ensino por áreas de trabalho e de estudo, com percursos diversificados e em Portugal em 2010 continua ainda a manterse um ensino unificado dos 11 aos 15 anos de idad...


Educação secundária obrigatória: os percursos de Espanha e Portugal

Meireles-Coelho, Carlos; Cotovio, Ana Paula

Analisa-se o impacto que a progressão da escolaridade obrigatória teve no ensino secundário / educação secundária em Espanha e Portugal, desde o Projeto Regional do Mediterrâneo. Pretende-se comparar os contextos, a evolução histórico-conceptual, as finalidades e objectivos, a clarificação de estratégias de centralização ou descentralização de cada um dos trajetos e as consequências que, nos respectivos sistema...


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