Abrimos este número dos Cadernos de Estudos Africanos com um texto de homenagem a Patrick Chabal da autoria de Clara Carvalho, directora do Centro de Estudos Internacionais, ao qual se segue uma entrevista realizada por Philip Havik a Malyn Newitt sobre este mesmo autor. Tanto o texto de Clara Carvalho, como as palavras de Malyn Newitt, que trabalhou com Patrick Chabal durante vários anos no King’s College de L...
O segundo Congresso Internacional de Cooperação e Educação – II COOPEDU, organizado pelo Centro de Estudos Africanos (CEA-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa e pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria decorreu nos dias 28 e 29 de junho de 2012 no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) subordinado à temática Cooperação e Educação: África e o Mundo.
Todos os anos várias centenas de estudantes dos PALOP frequentam universidades portuguesas, alguns deles com o apoio de bolsas de estudo concedidas pela Cooperação Portuguesa. Este texto tem como objetivo descrever e refletir sobre as políticas de cooperação ao nível do ensino superior entre Portugal e os PALOP com especial incidência nas linhas que têm orientado a concessão de bolsas de estudo. Analisam-se as ...
Neste artigo analisam-se as trajetórias individuais e familiares de quadros superiores moçambicanos formados em Portugal, procurando compreender os fatores que influenciaram os seus percursos escolares e qual o impacto da experiência de formação em Portugal ao nível dos processos de estruturação identitários. Reflete-se sobre as redes sociais e de cooperação no domínio do ensino superior que influenciaram a ida...
Este número 22 da revista Cadernos de Estudos Africanos inclui três secções distintas. Uma que reúne artigos avulsos que abordam sob diferentes perspectivas disciplinares um conjunto variado de problemáticas e que vão desde as questões territoriais e identitárias à adivinhação, outra secção denominada “dossier” e que agrega artigos que problematizam as relações transnacionais em termos das suas implicações para...
Nos estudos sobre desenvolvimento e pobreza a educação escolar é considerada, na maior parte dos casos, condição essencial para uma melhoria de condições de vida. Questionando esse pressuposto, este artigo analisa as representações e práticas sociais de famílias do subúrbio de Maputo relativamente à educação escolar dos seus descendentes.
A formação superior, a fuga de cérebros e o desenvolvimento constituem os temas centrais deste artigo centrado em Moçambique. Estes temas são abordados sob diferentes ângulos, de forma a captar quer as principais linhas teóricas que actualmente informam os estudos sobre essas temáticas, quer a complexidade da realidade social e das estratégias dos actores que a vivem. Desta forma apresenta-se, inicialmente, o e...
Este texto se basa en investigaciones realizadas en el ámbito de dos proyectos desarrollados entre los años 1998 y 2003 sobre las familias residentes en los barrios de Mafalala, Polana Caniço A y Hulene B en la periferia de Maputo. 1 Estos barrios forman parte del conjunto de los 66 barrios «de caniço» de la periferia de Maputo. La mayoría de estos barrios no sufrió ningún proceso significativo de urbanización ...
Tendo verificado em investigações anteriores que as estratégias de sobrevivência e de reprodução de famílias que habitam a periferia de Maputo e de Luanda passam pela dispersão económica e espacial dos seus membros e pelo estabelecimento de relações de solidariedade com grupos sociais mais abrangentes, esta comunicação faz uma mtrodução a esta problemática, questionando os conceitos de família, estratégia e est...
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