Volume tem??tico da Revista e-psi "Adapta????o e sucesso acad??mico no ensino superior" ; Face ?? relev??ncia do envolvimento acad??mico dos estudantes , e ?? necessidade da sua avalia????o, este artigo analisa a validade interna e externa de uma escala junto de estudantes de engenharia. Uma amostra de 360 estudantes preencheu o Invent??rio de Envolvimento Acad??mico de Estudantes do Ensino Superior (USEI). Os...
Volume tem??tico da Revista e-psi "Adapta????o e sucesso acad??mico no ensino superior" ; O estudo das expectativas acad??micas de estudantes do primeiro ano tem mostrado a sua import??ncia na qualidade da adapta????o, persist??ncia e sucesso acad??mico no Ensino Superior. O Question??rio de Percep????es Acad??micas - Expectativas (QPA-E; Almeida, Dea??o, et al.,2012) constitui um instrumento de avalia????o de...
Objectivo: Porque os traumatismos craneanos (TC) são responsáveis por 15% das admissões na Urgência Pediátrica do HSFX, procurámos identificar as circunstâncias em que ocorreram e as consequências que deles resultaram.Material e Métodos: Analisámos retrospectivamente 924 processos de crianças, dos zero aos 16 anos, admitidas por TC na Unidade de Internamento de Curta Duração e na Unidade de Cuidados Intensivos ...
In a first client-focussed section (Part 1), Rosa Maria Riveiro Conde, Andrés Mazaira and Patrício Ricardo Soares Costa surveyed customers of northern Portuguese thermal tourism units about their perceptions of the service quality (Chapter 1.1). Joaquim Antunes then relates the results of a questionnaire he distributed among clients at similar businesses in the centre of Portugal in order to highlight the impor...
Las expectativas académicas de los estudiantes son hoy reconocidas como una variable importante en la explicación de su adaptación y éxito académico. Esa importancia es mayor en los alumnos del primer año, ya que, frecuentemente presentan expectativas iniciales muy elevadas que no siempre llegan a concretarse. Con la pretensión de conocer cuáles son esas expectativas iniciales, el trabajo que se presenta analiz...
Neste estudo comparam-se as expetativas académicas iniciais de dois grupos de alunos Portugueses do 1º ano de cursos de engenharia: alunos tradicionais e não tradicionais. Para este estudo considerou-se como alunos não tradicionais todos aqueles que ingressam no ensino superior (ES) com mais de 23 anos de idade. Participaram voluntariamente neste estudo 430 estudantes. Os estudantes responderam a um questionári...
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário ; Este estudo de caso que decorreu essencialmente entre março e abril de 2012 pretendeu caracterizar a cultura de uma escola, através da realização de uma investigação qualitativa. Teve também como objetivo verificar a aplicação na prática de uma matriz de análise de cultura de escola, construída se...
Neste estudo comparam-se as expectativas académicas iniciais de dois grupos de alunos Portugueses do 1º ano de cursos de engenharia: alunos tradicionais e não tradicionais. Para este estudo considerou-se como alunos não tradicionais todos aqueles que ingressam no ensino superior (ES) com mais de 23 anos de idade. Participaram voluntariamente neste estudo 430 estudantes. Os estudantes responderam a um questionár...
Las expectativas académicas de los estudiantes son hoy reconocidas como una variable importante en la explicación de su adaptación y éxito académico. Esa importancia es mayor en los alumnos del primer año, ya que, frecuentemente presentan expectativas iniciales muy elevadas que no siempre llegan a concretarse. Con la pretensión de conocer cuáles son esas expectativas iniciales, el trabajo que se presenta analiz...
A first group of articles focuses (1) on the recovery of the landscape and the river Guadaíra (Andaluzia) in the surroundings of and together with the Pozo Amargo spa resort (Jesús Raúl Navarro García e Frederico Alvim); (2) on the use of soap operas to promote spa tourism in Ourense (Galicia) (Noelia Araújo Vila and José Antonio Fraiz Brea); (3) on highlighting the role of developmental stimulator in the spa s...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |