Encontrados 7 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Património Urbano: por onde passa a sua salvaguarda e reabilitação? Uma Breve v...

Menezes, Marluci; DINÂMIA'CET-IUL

No que respeita à intervenção no património urbano aparece, com alguma frequência, ideias ou perspectivas que defendem a importância em reabilitar ou revitalizar determinados valores socioculturais considerados como tradicionais, sem, contudo, se reflectir profundamente sobre a articulação entre tais orientações e as dinâmicas socioespaciais dos territórios. Toma-se como referência um estudo antropológico dese...


Em busca de práticas sustentáveis: a influência das crenças, dos valores e das ...

Rebelo, Margarida; Menezes, Marluci; Caeiro, Tiago; Schmidt, Luísa, 1955-; Horta, Ana; Correia, Augusta; Fonseca, Susana

O estudo que se apresenta é parte integrante do projeto Net Zero Energy School: Reaching the community, cujo objetivo é identificar como as perceções e os comportamentos relativos à energia, conjuntamente com a caracterização de parâmetros físicos do espaço, podem contribuir para uma maior eficiência no consumo de energia numa escola secundária de Lisboa, recentemente requalificada. Os principais resultados, ob...


"Sem ela era complicado viver”: Representações, crenças e práticas juvenis sobr...

Correia, Augusta; Schmidt, Luísa, 1955-; Horta, Ana; Fonseca, Susana; Rebelo, Margarida; Menezes, Marluci; Almeida, Sílvia

A questão energética é presentemente um dos maiores desafios da actualidade e das futuras gerações. O impacto do consumo de energia no ambiente e a necessidade de a garantir a milhões de pessoas em todo o mundo, tornam imperativo utilizar a energia de forma mais eficiente nos países industrializados e facilitar o acesso a este recurso às populações dos países em vias de desenvolvimento, de forma a reduzir a pob...


Net Zero energy schools: resultados gerais de um inquérito em contexto escolar ...

Rebelo, Margarida; Menezes, Marluci; Almeida, Sílvia; Schmidt, Luísa, 1955-; Horta, Ana; Fonseca, Susana; Correia, Augusta

Este relatório apresenta os resultados gerais de um inquérito em contexto escolar sobre as representações, crenças e práticas de uso de energia dos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário de uma escola pública em Lisboa. O referido inquérito enquadra-se no projecto “NET ZERO ENERGY SCHOOLS: Reaching the community”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologias (FCT) e pelo Programa MIT-Portugal.


A praça do Martim Moniz: etnografando lógicas socioculturais de inscrição da pr...

Menezes,Marluci

A partir da etnografia das situações de uso/apropriação da praça do Martim Moniz, reflete-se sobre a importância da prática etnográfica na apreensão e compreensão das circunstâncias quotidianas. Discute-se alguns dos aspectos socioculturais que, para além de terem contribuído para a inscrição dessa praça no mapa social e urbano de Lisboa, contribuíram para a invenção de uma geografia da resistência particularme...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Património urbano: por onde passa a sua salvaguarda e reabilitação? Uma breve v...

Menezes, Marluci

No que respeita à intervenção no património urbano aparece, com alguma frequência, ideias ou perspectivas que defendem a importância em reabilitar ou revitalizar determinados valores socioculturais considerados como tradicionais, sem, contudo, se reflectir profundamente sobre a articulação entre tais orientações e as dinâmicas socioespaciais dos territórios. Toma-se como referência um estudo antropológico desen...

Data: 2005   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Do espaço ao lugar: do lugar às remodelações sócio-espaciais

Menezes,Marluci

Partindo do pressuposto que a objectividade e visibilidade do espaço é possível através do estudo do "lugar", abordo algumas perspectivas de âmbito teórico e empírico que, no decurso da investigação em contextos urbanos, têm-me permitido reflectir sobre os processos de manutenção e transformação socio-espaciais. Utilizo como parâmetro balizador desta reflexão a ideia de "remodelação", por entender que esta perm...

Data: 2000   |   Origem: OASIS br

7 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento





Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia