Este seminário insere-se no Projeto Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior, financiado pela FCT (PTDC/CPE-CED/116674/2010) e desenvolvido por equipas das Universidades do Minho, Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Algarve. O programa de Avaliação Externa das Escolas, iniciado em 2006/2007, sob a responsabilidade da Inspeção Geral de Educação justifica-se, entre outros, pelo objeti...
Nesta comunicação, apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido no âmbito de projeto de investigação - Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior (AEEENS). Este estudo corresponde à análise de contraditórios produzidos pelas escolas, em resposta aos relatórios de avaliação externa. Estes contraditórios foram retirados de uma amostra representativa de 40% das escolas avalia...
Este estudo investiga o uso de ferramentas de mídia social numa unidade curricular online no contexto do ensino superior como uma alternativa aos sistemas de gestão da aprendizagem. Este é um estudo qualitativo que utiliza entrevistas e a análise de documentos como principais métodos de levantamento de dados. Os resultados mostram que os estudantes apreciaram, em particular, a flexibilidade do mídia mash-up e a...
Este estudo insere-se no Projeto Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior, financiado pela FCT (PTDC/CPE-CED/116674/2010) e desenvolvido por equipas das Universidades do Minho, Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Algarve. Nesta comunicação apresentamos os resultados de uma análise de relatórios internacionais produzidos em 2009, 2010 e 2012 que fazem referencia à avaliação externa d...
Ao longo das duas últimas décadas, em contextos sociopolíticos muito diversos, a avaliação das organizações escolares, assumindo diferentes configurações e domínios de incidência, tem ocupado um lugar de destaque na agenda das políticas educativas. O Programa de Avaliação Externa das Escolas (PAEE), instituído em Portugal desde 2007, sob a responsabilidade da Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC), resulto...
Ao longo das duas últimas décadas, em contextos sociopolíticos muito diversos, a avaliação das organizações escolares, assumindo diferentes configurações e domínios de incidência, tem ocupado um lugar de destaque na agenda das políticas educativas. O Programa de Avaliação Externa das Escolas (PAEE), instituído em Portugal desde 2007, sob a responsabilidade da Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC), resulto...
This work was supported by Fundação Astrazeneca through the “Programa de Apoio à Investigação” . Presented at the “International Conference in Alzheimer’s Disease 2009 ; The distinction between normal aging and Alzheimer's disease (AD) is a relevant step to combat this disease efficiently. Thus, the identification of biomarkers and genetic factors underlying AD pathology is extremely important. Oxidative injur...
Gestão Comercial ; Master in Sales Management
Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta ; Este estudo emerge da necessidade de analisar e compreender o papel dos departamentos curriculares na dinamização do trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores, tendo como referência o projecto educativo da escola. Neste contexto, aborda a dinâmica de trabalho dos departamentos curriculares no processo de concepção...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |