A aprendizagem no seu todo é encarada como acção educativa, tem como finalidade ajudar a desenvolver no educando as capacidades que lhe permitam ser capaz de entrar numa relação pessoal com o meio em que vive (Tavares & Alarcão, 1990). A família, local de excelência de aprendizagem proporciona contextos enriquecedores aos seus membros. É na realidade com base neste conceito e face ao tema em pesquisa, que nos ...
A aprendizagem no seu todo é encarada como acção educativa, tem como finalidade ajudar a desenvolver no educando as capacidades que lhe permitam ser capaz de entrar numa relação pessoal com o meio em que vive (Tavares & Alarcão, 1990). É na realidade com base neste conceito e face ao tema em pesquisa, que nos parece importante explanar para compreender até que ponto as mensagens geracionais contribuem também pa...
Após breves considerações sobre a etimologia da palavra "família" e seus significados mais correntes, apresentam-se os modelos históricos mais relevantes da família e as suas mais fundamentais vicissitudes: a família na Roma antiga, as transformações nela operadas por influência do cristianismo, o processo de formação da família moderna e, finalmente, as transformações que se vêm verificando no modelo de famíli...
O presente trabalho pretende compreender a relação entre a família e a escola, tendo como princípio o processo comunicacional entre as famílias e os professores nas organizações escolares do primeiro ciclo do ensino básico. A comunicação é preponderante e vista como uma premissa fundamental para uma boa relação dentro de uma organização. Este estudo procura descrever a sua influência na cultura e no clima da es...
A investigação científica tem manifestado um grande interesse pela temática da interação trabalho-família, nomeadamente, pela interferência e facilitação trabalho-família. Mais concretamente, têm-se investigado os antecedentes e consequentes relativos a estes constructos, verificando, de forma consistente, a existência de diferenças entre géneros. Procurando contribuir para a compreensão deste fenómeno, o objec...
Esta investigação surge no âmbito do Mestrado de Psicologia Clínica – Família e Intervenção Sistémica, da Escola Superior de Altos Estudos, do Instituto Superior Miguel Torga. A dissertação de mestrado intitulada As Rede Sociais da Família Multiproblemática ou Família Multidesafios – Estudo Exploratório, trata-se de um estudo exploratório e versa sobre as principais características das redes sociais destas famí...
Dissertação de mestrado em Ciências da educação- Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, orientada por Maria Teresa Santos, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. ; Esta investigação tem como base a importância do envolvimento da família na vida pré-escolar das crianças e as melhores estratégias para promover a aproximação família/escola. É uma investig...
Dissertação de mestrado em Ciências da educação- Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, orientada por Maria Teresa Santos, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. ; Esta investigação tem como base a importância do envolvimento da família na vida pré-escolar das crianças e as melhores estratégias para promover a aproximação família/escola. É uma investig...
Este artigo propõe uma avaliação centrada na relação de interdependência entre família e sociedade, no sentido de uma exploração das mudanças e orientações que a família transporta para a sociedade e, vice-versa, a sociedade para a família. Assim, vemos as características das mudanças em relação às instituições; analisam-se as influências recíprocas entre sociedade e família e concluímos com uma análise da tran...
Apresentadas as principais questões inerentes à família e comportamentos suicidários
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |