This paper presents the results of an investigation (funded by Foundation for Science and Technology: PTDC/CPECED/ 114318/2009) whose main objective was to describe, analyze and interpret teaching and assessment practices developed by teachers in different courses of Portuguese and Brazilian universities, in order to understand the relationship between such practices, student learning and their academic success...
A investigação tem evidenciado resultados que são de referência incontornável tais como: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que revelam mais dificuldades são os que mais beneficiam de tais práticas e c) os alunos que são submetidos regularmente a avaliações formativas obtêm melhores resultados em exames externos do que os alunos qu...
O Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria, é assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhadas de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito, corroborando a ideia de que “os serviços de apoio externo, consultoria, acom...
Com o alargamento da escolaridade obrigatória para o 12.º ano e com a manutenção de modelos organizacionais de escola desajustados da realidade atual, tendem a agravar-se problemas como a reprovação ou o abandono precoce do sistema de ensino. O Projeto TurmaMais parte da convicção de que é possível melhorar os resultados escolares dos alunos através da manipulação das variáveis dimensão e composição da turma. O...
Characterizing the quality of education may involve the analysis of several variables, such as human resources, financial resources, teaching methodologies, personal and social development, and positive academic results. Nevertheless, all elements of the education system matter and may contribute to improve its quality. Ultimately, the success of an education system depends on the interaction of all elements. I...
Cid, M. & Mohr, A. (2013). Avaliação para as aprendizagens em ciências: percepções de futuros professores portugueses e brasileiros. Enseñanza de las Ciencias, Número Extra IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 776-779.
The aim of this article is to describe the teaching and learning situations that occurred in elementary schools as observed by the authors as they supervised teaching practice during the Experimental Science for Primary School Teachers Programme. Over the past few years, efforts have been made in Portugal to invest in the training of early years teachers in experimental science education, one such case being th...
Studies of learning assessment in higher education are very important when you consider the high repetition and dropout rates of students in Portugal. Conceptualizing plans to change in the practices of teaching and assessment will be necessary to know in depth what teachers and students think and do in the areas of teaching and assessment. In recent years there has been an obvious interest in investigating top...
A investigação tem evidenciado resultados que são de referência incontornável tais como: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que revelam mais dificuldades são os que mais beneficiam de tais práticas e c) os alunos que são submetidos regularmente a avaliações formativas obtêm melhores resultados em exames externos do que os alunos qu...
O presente texto pretende ser mais um contributo no sentido de continuarmos a refletir e a pensar a avaliação como parte integrante do processo de ensino e, sobretudo, do processo de aprendizagem, pelo seu importante papel no sucesso escolar dos alunos e pelo impacto significativo que tem demonstrado na melhoria das aprendizagens. Interessa compreender o que torna a avaliação para a aprendizagem tão decisiva ne...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |