Encontrados 10 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

A Competência de Comunicação Intercultural na formação de professores de língua...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida

Atualmente, devido à crescente pluralidade (tradicional e individual), todos os dias nos deparamos com situações de comunicação exolingue e pluricultural. Para responder aos desafios que estas situações nos colocam, importa desenvolver competências para comunicar com o Outro, ou seja, uma Competência de Comunicação Intercultural (CCI). O desenvolvimento desta competência deve começar na escola, nomeadamente na ...


A educação intercultural na formação contínua de professores de línguas

Bastos, Mónica Sofia de Almeida

Situado entre o discurso investigativo e o profissional da Didática de Línguas, o presente estudo assenta: num entendimento da educação em línguas como um processo valorizador da diversidade linguística e cultural, tendo como fim último a promoção da intercompreensão e do diálogo intercultural, dentro dos pressupostos de uma didática das línguas e do plurilinguismo; na conceção do professor de línguas como um d...


“Papagaio colorido”? “Bola saltitante”? “Construtor de pontes”?: como é que os ...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Araújo e Sá, M. H.

Na era pós-moderna, as sociedades são tendencialmente multilingues e multiculturais. Esta diversidade impulsionou um intenso esforço político e educativo para implementar uma educação plurilingue e intercultural, nomeadamente em contexto europeu, que se refletiu no crescente interesse da Didática de Línguas por conceitos como intercompreensão, interculturalidade e plurilinguismo. Neste quadro, coloca-se um desa...


«Papagaio Colorido?»; Bola Saltitante?»; «Construtor de Pontes?»: Como é que os...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Araújo e Sá, M. H.

Na era pós-moderna, as sociedades são tendencialmente multilingues e multiculturais. Esta diversidade impulsionou um intenso esforço político-educativo para implementar uma educação plurilingue e intercultural, nomeadamente em contexto europeu, que se refletiu no crescente interesse da Didática de Línguas por conceitos como intercompreensão, interculturalidade e plurilinguismo. Neste quadro, coloca-se um desafi...


A educação intercultural na aula de línguas: partilha de experiências

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Abreu, Maria Albertina; Almeida, Corália; Assunção, Luísa; Baptista, Emília; Bento, Lucinda; Matos, Maria Soledade

No seio de sociedades cada vez mais plurilingues e multiculturais, coloca-se à escola o desafio de cultivar uma compreensão mútua, promotora de relações de cooperação entre os diversos cidadãos, no sentido de os preparar para participar no diálogo intercultural, leit-motiv que a Comissão Europeia definiu para o ano de 2008. Dadas as características do objecto de ensino/aprendizagem das disciplinas de línguas, ...


Todas as línguas na aula de línguas: materiais pedagógicos para os 2º, 3º Ciclo...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Gonçalves, Maria de Lurdes; Pinho, Ana Sofia; Simões, Ana Raquel

Explorar a diversidade linguística nas práticas curriculares assume-se como um caminho a percorrer por dois motivos fundamentais: por um lado, a crescente mobilidade humana; por outro, a necessidade de preparação para uma comunicação global, preocupação inscrita nas recomendações do Conselho da Europa (2001), traduzidas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Neste sentido, importa apostar na pro...


Former des professeurs de langues par et pour l’intercompréhension: une étude e...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Araújo e Sá, M. H.

L’intercompréhension, en tant que le processus et le résultat de l’engagement communicatif des sujets, ne peut pas être réduite au domaine des compétences, notamment à celles de compréhension. Elle est d’avantage reliée aux plusieurs axes de développement d’une éducation plurilingue et interculturelle, de plus en plus valorisée dans les orientations politiques et éducatives européennes, en particulier en ce qui...


Diálogos, discursos e práticas curriculares em torno do conceito de intercultur...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Araújo e Sá, M. H.

Tornar a interculturalidade presente na educação formal implica formar os professores dentro dos seus pressupostos. Assim, desenvolvemos uma acção de formação, colocando o professor numa dupla situação, profissional e sujeito de linguagem, acreditando que a intersecção entre as vivências experienciadas nas duas situações favorece o desenvolvimento profissional. Partindo das impressões dos formandos, reflectirem...


L’Interculturalité dans les discours et pratiques des enseignants en langues en...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Araújo e Sá, M. H.

Plus récemment, encadré par une politique éducative qui valorise la diversité linguistique et culturelle des sociétés contemporaines, le concept d’interculturel est devenu central dans le discours de la Didactique des Langues-Cultures (DLC). Pour qu’il soit opératif dans des contextes éducatifs, notamment dans des pratiques curriculaires des cours des langues, il faut former l’enseignant dans les présupposés d...


O diálogo intercultural e o espaço curricular das línguas: uma experiência no c...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Araújo e Sá, M. H.

A escola deve contribuir para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, preparando os alunos para viver em sociedades cada vez mais plurilingues e interculturais. Dadas as características e natureza do objecto de ensino/aprendizagem das línguas, estas assumem-se como espaços privilegiados nesta preparação, pelo que os professores devem receber formação adequada a esse desafio. Com esta intenção, desenvolv...


10 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia