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Levelling and inequality in the professional insertion of higher education grad...

Chaves, Miguel; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Based on a representative sample of graduates from two Portuguese public universities, this article seeks to analyse whether the tendencies towards homogenisation fostered by possession of an academic degree and academic socialisation notably mitigate inequality reproduction dynamics when graduates enter occupational structures. The authors observe that an academic trajectory has a clear levelling effect, as ex...

Data: 2014   |   Origem: Sociologia, Problemas e Práticas

Nivelação e desigualdade na inserção profissional de diplomados do ensino superior

Chaves, Miguel; Morais, César

Tendo por base uma amostra representativa dos licenciados de duas universidades públicas portuguesas, este artigo procura analisar se as tendências de homogeneização promovidas pela titulação académica e pela socialização escolar mitigam, de forma notória, as dinâmicas de reprodução das desigualdades no momento em que os graduados se incorporam na estrutura ocupacional. Constata-se que o efeito nivelador da tra...

Data: 2014   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ...

Alves, Mariana Gaio; Alves, Natália; Chaves, Miguel

O artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundament...

Data: 2012   |   Origem: Sociologia, Problemas e Práticas

Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ...

Alves, Mariana Gaio; Alves, Natália; Chaves, Miguel

O artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundamentada e ...

Data: 2012   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL


As negociações de adesão de Portugal, à Comunidade Económica Europeia - C.E.E. ...

Chaves, Miguel Francisco Loureiro de Mattos

O OBJECTO desta TESE é identificar e descrever o Processo de Reuniões de Negociações, desenvolvido entre 1977 e 1985, que levou à Assinatura do Tratado de Adesão de Portugal às Comunidades Europeias Originais, em particular à Comunidade Económica Europeia. É uma Descrição do Processo de Negociações de Adesão de Portugal à C.E.E., principais factos ocorridos nas Reuniões e alguns dos principais dossiês das Negoc...


As classes sociais já não contam? Advocacia e reprodução social

Chaves, Miguel; Nunes, João Sedas

O crescimento numérico que a advocacia sofreu internacionalmente, nas últimas décadas, foi muito intenso, gerando junto dos profissionais a percepção de que se verificou um amplo desmantelamento das condicionantes que pautavam o acesso à profissão e, no seu interior, às posições mais capitalizadas. Recorrendo a umestudo centrado na advocacia portuguesa, observar-se-á que essa leitura não é correcta —a segmentaç...

Data: 2011   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL


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