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Decentralization Policies of Education in Brazil and Portugal: Advances and Set...

de Souza, Donaldo Bello; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Castro, Dora Fonseca; Instituto Politécnico do Porto

This paper discusses, from a comparative perspective, the decentralization of education in Brazil and Portugal since the 1990s. Supported on relevant literature and on its legal framework, the researchers seek to investigate the interinstitutional and sociopolitical relations that mediate this process, in Brazil, under the collaboration regime and, in Portugal, among the relations between central and local powe...

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

Políticas de descentralização da educação no Brasil e em Portugal: avanços e re...

Souza, Donaldo; Castro, Dora; Rothes, Luís

Este artigo visa estabelecer paralelos comparativos em torno da descentralização da educação no Brasil e em Portugal, a partir da década de 1990, com base na revisão da literatura pertinente e dos marcos jurídicos que vieram regulá-la, procurando problematizar as relações institucionais e sociopolíticas que medeiam este processo, no Brasil, sob a ótica do regime de colaboração e, em Portugal, segundo as relaçõe...


Educação e Relações Interinstitucionais no Brasil e em Portugal

Souza, Donaldo; Castro, Dora; Rothes, Luís

Este artigo visa discutir, sob enfoque comparativo, a descentralização da educação no Brasil e em Portugal a partir da década de 1990, isto com base na revisão da literatura pertinente e dos marcos jurídicos que vieram regulá-la, procurando problematizar as relações interinstitucionais que medeiam este processo, no Brasil, sob a ótica do regime de colaboração e, em Portugal, segundo as relações estabelecidas en...



A gestão intermédia nos agrupamentos de escolas: os coordenadores de estabeleci...

Castro, Dora Maria Ramos Fonseca de

As escolas do 1º ciclo e os jardins-de-infância confrontaram-se recentemente com a obrigatoriedade de se organizarem em associação com outras escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico através dos chamados Agrupamentos de Escolas. Estes Agrupamentos (verticais) poderão ser entendidos como funcionando num certo modelo de rede piramidal ou seja, cria-se um centro de decisão – a escola-sede do Agrupamento (por nor...


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