Encontrados 26 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Para a história da educação de infâcia em Portugal:o caso de Bragança (1934-1986)

Castanheira, Manuel Luis Pinto, 1969-

Tese de doutoramento, Educação (História da Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 ; É objetivo central desta tese aprofundar e alargar o conhecimento histórico sobre a realidade da Educação de Infância na cidade de Bragança. Pretende contribuir para a preservação da memória e do património educacional regional, através da valorização da Educação histórica na sociedade atual. Trata-se d...


As vozes das professoras de educação infantil sobre a importância da formação c...

Rodrigues, Maria José; Manzke, Vítor; Castanheira, Manuel Luís Pinto; Manzke, Gabriela

A investigação em educação tem dado enfâse à formação docente, neste âmbito consideramos que a formação continuada, em geral, e a formação dos professores da educação infantil (designação atribuída no Brasil aos educadores de infância), em particular, assume, também, importância no domínio da investigação. Em nosso entender a formação continuada é extremamente importante para alterar as práticas didático-pedagó...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Para a História da Educação de Infância em Portugal: O caso de Bragança (1934-1...

Castanheira, Manuel Luís Pinto

É objetivo central desta tese aprofundar e alargar o conhecimento histórico sobre a realidade da Educação de Infância na cidade de Bragança. Pretende contribuir para a preservação da memória e do património educacional regional, através da valorização da Educação histórica na sociedade atual. Trata-se de uma investigação que procura dar resposta a uma lacuna existente: a falta de dados e conhecimentos sobre a v...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

A educação não-escolar no quotidiano das crianças: o contributo da atividade lú...

Freire-Ribeiro, Ilda; Rodrigues, Maria José; Castanheira, Manuel Luís Pinto

A escola e a educação que nela se faz, considerada formal, tem revelado grande protagonismo na socialização do indivíduo. Malgrado este cenário assiste-se a uma necessidade de encontrar outros espaços e contextos que favoreçam o processo de aprendizagem social bem como a construção plena da individualidade de cada um. Estes contextos proporcionam múltiplas aprendizagens que diferem da escolar e que se tornam im...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Interações entre pais e filhos: o lugar do lúdico

Rodrigues, Maria José; Freire-Ribeiro, Ilda; Castanheira, Manuel Luís Pinto

A atividade lúdica potencia o são e harmonioso desenvolvimento da criança, explora aspetos da realidade sociocultural e étnica, questiona papéis sociais e regras, reinventa situações reais. Algumas pesquisas têm mostrado que as interações sociais entre o adulto e as crianças são de extrema relevância no crescimento infantil. A família é um dos grandes protagonistas neste processo de desenvolvimento. Ora a educ...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Interações entre pais e filhos: o lugar do lúdico

Rodrigues, Maria José; Freire-Ribeiro, Ilda; Castanheira, Manuel Luís Pinto

A atividade lúdica potencia o são e harmonioso desenvolvimento da criança, explora aspetos da realidade sociocultural e étnica, questiona papéis sociais e regras, reinventa situações reais. Algumas pesquisas têm mostrado que as interações sociais entre o adulto e as crianças são de extrema relevância no crescimento infantil. A família é um dos grandes protagonistas neste processo de desenvolvimento. Ora a educ...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Práticas didático-pedagógicas em educação ambiental: necessidade de formação do...

Rodrigues, Maria José; Castanheira, Manuel Luís Pinto

A Educação Ambiental assume grande relevância, pela pertinência e transversalidade de assuntos que aborda e pelo reconhecimento da sociedade na formação de indivíduos ambientalmente cultos. A sua incorporação nos contextos educativos torna-se essencial, apesar de muitas vezes se verificar a sua ausência ao nível pedagógico/didático, nomeadamente no que respeita aos conteúdos e estratégias de ensino/aprendizagem...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

As vozes das professoras de educação infantil sobre a importância da formação c...

Rodrigues, Maria José; Manzke, Vítor; Castanheira, Manuel Luís Pinto; Manzke, Gabriela

A investigação em educação tem dado enfâse à formação docente, neste âmbito consideramos que a formação continuada, em geral, e a formação dos professores da educação infantil (designação atribuída no Brasil aos educadores de infância), em particular, assume, também, importância no domínio da investigação. Em nosso entender a formação continuada é extremamente importante para alterar as práticas didático-pedagó...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Percepção de duas professoras sobre as suas práticas em Educação Ambiental

Rodrigues, Maria José; Castanheira, Manuel Luís Pinto; Manzke, Vítor

A abordagem da Educação Ambiental nos primeiros anos é fundamental para que as crianças cresçam com a ideia de respeitar, proteger, conservar e recuperar o ambiente, tornando-se fundamental sensibilizar os professores para pôr em prática as mais diversificadas e inovadoras estratégias de ensino/aprendizagem. Este trabalho reflete a opinião e o papel que 2 professoras da educação infantil, do Distrito de Braganç...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Uma história das crianças e das instituições de educação de infância numa regiã...

Castanheira, Manuel Luís Pinto; Rodrigues, Maria José

A história da vida das crianças ao longo dos tempos tem sido objeto de perplexidades para aqueles que se preocupam com o seu estudo sistemático e em averiguar o espaço que a criança ocupou nas sociedades do passado. Com a crescente contribuição de estudos locais, a produção cientifica em História da Educação em Portugal tem ficado mais completa. É assim fundamental compreender estes novos textos que vão aparece...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

26 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor










Data










Tipo de Documento






Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia