A influência da formação contínua de professores no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional e no dos seus pares, no desenvolvimento dos alunos, na melhoria da organização de pertença e ainda no desenvolvimento da comunidade educativa é o objeto da reflexão que nos propomos apresentar.
Dissertação para obtenção do grau de Doutor em Conservação e Restauro: Teoria, História e Técnicas ; O século XX representa a aproximação progressiva da conservação e restauro às actividades de carácter técnico-científicoe o distanciamento das suas origens nas artes e ofícios. Em termos profissionais, assiste-se à substituição do artífice pelo técnico especializado e pelo cientista. A área dos documentos gráfi...
Esta comunicação tem como horizonte a formação dada a um grupo de professores que almejavam conhecer a problemática da tutoria entendida como uma mais-valia para o desenvolvimento curricular e também o papel do tutor nesse contexto.
Comunicação apresentada no 8º Congresso Nacional de Administração Pública – Desafios e Soluções, em Carcavelos de 21 a 22 de Novembro de 2011. ; O objetivo deste estudo exploratório é descrever os constrangimentos sentidos por professores no exercício das suas funções e os desafios colocados pela avaliação docente. Definimos como população-alvo professores com endereço de correio eletrónico e também os que p...
A educação em valores é a preocupação central desta comunicação, tanto no que respeita à formação de professores como no que concerne ao desenvolvimento dos alunos. A LBSE refere a necessidade de os professores possuírem skills referentes a matérias da especialidade do seu grupo de docência mas aponta também para a existência de competências na área da formação pessoal e social adequadas ao exercício das difere...
Catítulo do livro Ensino, Qualidade e Formação de Professores - Livro de Homenagem ao Professor Vítor Manuel Trindade ; Com a publicação do Estatuto da Carreira Docente ficou clara a existência de novas regras para a avaliação de desempenho docente, as quais viriam a ser regimen-tadas pelo Decreto-Regulamentar 2/2008 de 10 de Janeiro. É neste quadro normativo que surge a figura do avaliador de desempenho doc...
Com a publicação do Estatuto da Carreira Docente ficou clara a existência de novas regras para a avaliação de desempenho docente, as quais viriam a ser regimen-tadas pelo Decreto-Regulamentar 2/2008 de 10 de Janeiro. É neste quadro normativo que surge a figura do avaliador de desempenho docente. São referidas as suas funções mas não o seu perfil. A avaliação de desempenho docente assume em si mesma germens form...
Propomo-nos neste trabalho abordar o conceito de avaliação e o de pro-fissionalidade e de avaliação de desempenho da profissionalidade docente. Relativamente à avaliação da profissionalidade docente identificaremos quais as suas funções, as suas modalidades e ainda os instrumentos de avaliação. Por fim daremos uma pequena sugestão de ordem prática para a elaboração do Plano Individual de Desenvolvimento.
O estudo visava caracterizar diferentes actuações de supervisores a fim de poder comparar os seus procedimentos e avaliar em que medida se aproximam de modelos teóricos de supervisão.
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