Encontrados 9 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Avaliação da Formação Contínua de Professores

Casanova, Maria

A influência da formação contínua de professores no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional e no dos seus pares, no desenvolvimento dos alunos, na melhoria da organização de pertença e ainda no desenvolvimento da comunidade educativa é o objeto da reflexão que nos propomos apresentar.

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

De artífice a cientista: evolução da conservação e do estatuto profissional do ...

Casanova, Maria da Conceição Lopes

Dissertação para obtenção do grau de Doutor em Conservação e Restauro: Teoria, História e Técnicas ; O século XX representa a aproximação progressiva da conservação e restauro às actividades de carácter técnico-científicoe o distanciamento das suas origens nas artes e ofícios. Em termos profissionais, assiste-se à substituição do artífice pelo técnico especializado e pelo cientista. A área dos documentos gráfi...

Data: 2012   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

O Papel da Tutoria no Desenvolvimento Curricular

Casanova, Maria Prazeres

Esta comunicação tem como horizonte a formação dada a um grupo de professores que almejavam conhecer a problemática da tutoria entendida como uma mais-valia para o desenvolvimento curricular e também o papel do tutor nesse contexto.

Data: 2012   |   Origem: Repositório Comum

Desafios da avaliação do desempenho docente

Casanova, Maria Prazeres

Comunicação apresentada no 8º Congresso Nacional de Administração Pública – Desafios e Soluções, em Carcavelos de 21 a 22 de Novembro de 2011. ; O objetivo deste estudo exploratório é descrever os constrangimentos sentidos por professores no exercício das suas funções e os desafios colocados pela avaliação docente. Definimos como população-alvo professores com endereço de correio eletrónico e também os que p...


Educação em Valores: Necessidade ou Obrigação?

Casanova, Maria Prazeres

A educação em valores é a preocupação central desta comunicação, tanto no que respeita à formação de professores como no que concerne ao desenvolvimento dos alunos. A LBSE refere a necessidade de os professores possuírem skills referentes a matérias da especialidade do seu grupo de docência mas aponta também para a existência de competências na área da formação pessoal e social adequadas ao exercício das difere...

Data: 2011   |   Origem: Repositório Comum

Perfil do avaliador no contexto da avaliação do desempenho docente

Casanova, Maria Prazeres

Catítulo do livro Ensino, Qualidade e Formação de Professores - Livro de Homenagem ao Professor Vítor Manuel Trindade ; Com a publicação do Estatuto da Carreira Docente ficou clara a existência de novas regras para a avaliação de desempenho docente, as quais viriam a ser regimen-tadas pelo Decreto-Regulamentar 2/2008 de 10 de Janeiro. É neste quadro normativo que surge a figura do avaliador de desempenho doc...


Perfil do Avaliador no Contexto da Avaliação do Desempenho Docente

Casanova, Maria

Com a publicação do Estatuto da Carreira Docente ficou clara a existência de novas regras para a avaliação de desempenho docente, as quais viriam a ser regimen-tadas pelo Decreto-Regulamentar 2/2008 de 10 de Janeiro. É neste quadro normativo que surge a figura do avaliador de desempenho docente. São referidas as suas funções mas não o seu perfil. A avaliação de desempenho docente assume em si mesma germens form...

Data: 2009   |   Origem: Repositório Comum

Avaliação da Profissionalidade Docente

Casanova, Maria

Propomo-nos neste trabalho abordar o conceito de avaliação e o de pro-fissionalidade e de avaliação de desempenho da profissionalidade docente. Relativamente à avaliação da profissionalidade docente identificaremos quais as suas funções, as suas modalidades e ainda os instrumentos de avaliação. Por fim daremos uma pequena sugestão de ordem prática para a elaboração do Plano Individual de Desenvolvimento.

Data: 2008   |   Origem: Repositório Comum

Supervisão Pedagógica: Função do Orientador de Estágio na Escola

Casanova, Maria Prazeres

O estudo visava caracterizar diferentes actuações de supervisores a fim de poder comparar os seus procedimentos e avaliar em que medida se aproximam de modelos teóricos de supervisão.

Data: 2001   |   Origem: Repositório Comum

9 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor




Data







Tipo de Documento





Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia