Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

A situação do bullying nas escolas portuguesas

Carvalhosa, Susana Fonseca; Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; CIS (Centro de Investigação e Intervenção Social)

O presente artigo apresenta uma revisão da literatura e dos dados oficiais referentes ao bullying em contexto escolar em Portugal. Pretendeu-se analisar este fenómeno de acordo com o Modelo da Pirâmide de Lavergne e Tourigny (2000), destacando as diferenças conceptuais e metodológicas entre as diversas formas de recolha de dados sobre as situações de bullying. A revisão encontrou estatísticas oficiais desde 200...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Conhecimentos e atitudes sobre o VIH/SIDA em adolescentes portugueses

Matos, Margarida Gaspar de; Battistutta, Diana; Simões, Celeste; Carvalhosa, Susana Fonseca; Dias, Sónia; Gonçalves, Aldina

A resposta social às pessoas infectadas com o vírus da SIDA bem como a prevenção do VIH/SIDA é limitada pelo estigma associado à SIDA. A prevenção do VIH/SIDA e da exclusão social das pessoas infectadas com o vírus, é pois um assunto fundamental na área da saúde. Neste contexto, torna-se fundamental desenvolver estudos sobre o “estado de arte”, no que diz respeito ao conhecimento dos jovens acerca dos aspectos ...


Efeitos do apoio social na qualidade de vida, controlo metabólico e desenvolvim...

Silva, Isabel; Ribeiro, José Luís Pais; Cardoso, Helena; Ramos, Helena; Carvalhosa, Susana Fonseca; Dias, Sónia; Gonçalves, Aldina

O objectivo do presente estudo é analisar os efeitos do apoio social na qualidade de vida, controlo glicémico e complicações crónicas em indivíduos com diabetes. Foi avaliada uma amostra de conveniência de 316 sujeitos com diabetes, dos quais 44,6% do sexo masculino; com idades compreendidas entre os 16 e os 84 anos (M=48,39; DP=16,90), 41,8% (n=132) com diagnóstico de diabetes tipo 1 e 58,2% (n=184) de diabete...


A saúde dos adolescentes: Ambiente escolar e bem-estar

Matos, Margarida Gaspar de; Carvalhosa, Susana Fonseca

O afastamento da escola favorece o envolvimento dos adolescentes com outros adolescentes com a mesma falta de laços em relação à escola e, muitas vezes, este facto foi relacionado com o envolvimento em comportamenos de risco para a saúde partilhados pelos pares, como se de uma cultura de grupo se tratasse. Pelo contrário, uma escola que elicite um sentimento de se ter apoio e de pertença, facilita o desenvolvim...


4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data




Tipo de Documento


Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia