Encontrados 7 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

A personalidade na compreensão do percurso escolar na adolescência

Carvalho, Renato Gil Gomes, 1982-

Tese de doutoramento, Psicologia (Avaliação Psicológica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 ; Enquanto etapa fundamental do ciclo de vida, a adolescência é caracterizada por um desenvolvimento significativo da personalidade, a qual tem um papel essencial na adaptação dos adolescentes aos seus contextos de vida, nomeadamente ao escolar. Neste trabalho, apresentamos uma investigação, composta...


Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos con...

Carvalho,Renato Gil; Pocinho,Margarida; Silva,Carla

O papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro - expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) - e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contri...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos con...

Carvalho, Renato Gil; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Silva, Carla

O papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro – expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) – e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contri...


Influência do género, da família e dos serviços de psicologia e orientação na t...

Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Correia, Armando; Carvalho, Renato Gil; Silva, Carla

Neste estudo analisa-se a infl uência do género, da família e dos Serviços de Orientação Vocacional na decisão de carreira. Participaram deste estudo 1930 alunos do 10º ao 12º anos, de escolas portuguesas, respondendo ao Questionário de Difi culdades de Tomada de Decisão e a outro de recolha de dados escolares e familiares. Mais de metade apresenta indecisão vocacional. Os resultados indicam uma infl uência pos...


A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas

Carvalho,Renato Gil Gomes

As transformações das sociedades nos últimos anos remetem para a necessidade de ajustamentos e novas dinâmicas de acção nos sistemas educativos e nas relações entre os seus agentes. À educação e formação de cidadãos têm-se vindo a associar novos profissionais, designadamente os psicólogos, de quem se espera um contributo para a eficácia dos sistemas educativos no cumprimento da sua missão. Defende-se, porém, qu...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes ...

Carvalho, Renato Gil Gomes

Apesar de vários estudos sugerirem um importante impacto da perspectiva temporal de futuro (PTF) dos alunos no investimento e motivação em relação à escola e a ideia dos projectos de futuro reunir consenso entre os diversos agentes educativos, no nosso país esta temática não tem sido abordada de um modo significativo, nem sido traduzida em estratégias educativas, de supervisão e de orientação. Neste sentido, es...


Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes ...

Carvalho, Renato Gil Gomes

Disseratção de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta ; Apesar de vários estudos sugerirem um importante impacto da perspectiva temporal de futuro (PTF) dos alunos no investimento e motivação em relação à escola e a ideia dos projectos de futuro reunir consenso entre os diversos agentes educativos, no nosso país esta temática não tem sido abordada de um modo significativo, nem sido...


7 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento





Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia