Encontrados 28 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Do outro lado da cidade: crianças, urbanização e violência na área metropolitan...

Carvalho, Maria João Leote

Como representam as crianças os bairros onde vivem? Este foi o ponto de partida da primeira fase de uma investigação centrada na análise dos modos de vida de crianças em seis bairros de realojamento na área metropolitana de Lisboa, em particular do seu envolvimento em violência e delinquência, cujos principais resultados são apresentados neste artigo. Na conjugação de metodologias qualitativas, incluindo t...

Data: 2013   |   Origem: Sociologia, Problemas e Práticas

A modalidade de escolha do diretor na escola pública portuguesa

Carvalho, Maria João de

Considerando o protagonismo que a figura do diretor de escola adquiriu, quisemos conhecer as representações que os professores da escola pública portuguesa têm relativamente à modalidade de escolha do diretor para concluirmos se ela se constitui, ou não, como um instrumento ao serviço da escola democrática. Para tal, problematizamos a ideia de participação enquanto capacidade decisória por parte dos atores educ...


Do outro lado da cidade: crianças, urbanização e violência na área metropolitan...

Carvalho, Maria João Leote de

Como representam as crianças os bairros onde vivem? Este foi o ponto de partida da primeira fase de uma investigação centrada na análise dos modos de vida de crianças em seis bairros de realojamento na área metropolitana de Lisboa, em particular do seu envolvimento em violência e delinquência, cujos principais resultados são apresentados neste artigo. Na conjugação de metodologias qualitativas, incluindo técnic...

Data: 2013   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

A Administração Escolar : racionalidade ou racionalidades?

Carvalho, Maria João de

Os pressupostos a que se encontra vinculada a administração escolar, a mesma adoptada pela administração empresarial, constitui-se como factor decisivo para a situação de crise de racionalidade, de motivação e de legitimidade em que aquela se encontra. A produtividade e a eficiência, pressupostos que a racionalidade instrumental integra, não tem permitido que os actores educativos se constituam enquanto sujeito...


LES MULTIRATIONALITÉS DANS LE CADRE DE L`ORGANISATION SCOLAIRE

Carvalho, Maria João; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

L`étude de la rationalité dans le cadre de l`organisations éducatives, notamment à l`école, a le fond de la problématique des décisions dans l`éducation et dans l`enseignement et l`identification des intérêts, des logiques et des objectifs qui leur sont sous-jacents. Le refus d`une conception moniste et absolue met nous devant la possibilité de distinguer parmi différentesformes de rationalité. Cet objectif fai...

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

Geoparque da Floresta Petrificada de Lesvos (Grécia) : balanço de 10 anos de at...

Carvalho, Maria João Picas de

Dissertação de mestrado em Património Geológico e Geoconservação ; A promoção do desenvolvimento sustentável é um dos argumentos fortes mais usados para justificar a importância de geoparques, além do seu papel na geoconservação. Pretendeu-se com este trabalho estimar a influência que um geoparque assume na comunidade local e avaliar o seu desempenho na conservação e promoção do património geológico. Dada a su...


Performance evaluation of climate models for the Iberian Peninsula

Carvalho, Maria João Melo Tavares de

O objetivo deste trabalho é a análise da performance de Modelos Climáticos Regionais (RCMs) e Globais (GCMs) na Península Ibérica. Para tal, foram utilizados dados de precipitação, temperatura máxima e mínima (aos 2 metros) para o passado recente (1962-2000) disponibilizados pelo projeto ENSEMBLES, bem como dados observados da European Climate Assessment & Dataset (ECA&D). A análise foi separada em duas secções...


Lesvos Petrified Forest Geopark (Greece) : an attempt to evaluate 10 years of a...

Carvalho, Maria João Picas de; Brilha, J. B.; Zouros, Nickolas

The promotion of local sustainable development is one of the strong arguments frequently used to justify the importance of geoparks, besides their role in geoconservation. The aim of this work was to measure the influence of a geopark in the local community and to evaluate the performance of this geopark in the preservation and promotion of geological heritage, combining the three fundamental keys of a geopark:...


Characterization of Gluten-free Bread Prepared From Maize, Rice and Tapioca Flo...

Alvarenga, Nuno Bartolomeu; Cebola Lidon, Fernando; Belga, Elisa; Motrena, Patrícia; Guerreiro, Suse; Carvalho, Maria João; Canada, João

Disponível em livre acesso no sítio do DOAJ em http://recent-science.com/index ; This work aims to check the rheological, physicochemical and sensory characteristics of gluten-free bread produced with corn, rice and tapioca flours, using the hydrocolloid seaweed agar-agar. Relatively to wheat bread, it was found that the pH was slightly lower in gluten-free bread. In the crust only the brightness remained sign...


Characterization of Gluten-free Bread Prepared From Maize, Rice and Tapioca Flo...

Alvarenga, Nuno Bartolomeu; Cebola Lidon, Fernando; Belga, Elisa; Motrena, Patrícia; Guerreiro, Suse; Carvalho, Maria João; Canada, João

Disponível em livre acesso no sítio do DOAJ em http://recent-science.com/index ; This work aims to check the rheological, physicochemical and sensory characteristics of gluten-free bread produced with corn, rice and tapioca flours, using the hydrocolloid seaweed agar-agar. Relatively to wheat bread, it was found that the pH was slightly lower in gluten-free bread. In the crust only the brightness remained sign...

Data: 2011   |   Origem: Repositório Comum

28 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento






Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia