Encontrados 27 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data



Voluntariado: Missão e Dádiva

Carvalho, Adalberto Dias de; Gomes, Ana Paula; Samagaio, Florbela; Veloso, Gastão; Gonçalves, José Luís; Pechincha, Margarida

O Estudo de Investigação “VOLUNTARIADO, missão e dádiva” foi desenvolvido pela Fundação FÉ e COOPERAÇÃO – FEC – durante o Ano Europeu do Voluntariado (AEV 2011) em parceria com a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, com o objetivo de conhecer melhor o voluntariado missionário em Portugal e os seus agentes – OS VOLUNTÁRIOS. ; FEC – Fundação Fé e Cooperação




Reflexões antropológicas

Carvalho, Adalberto Dias de

In this article, two different anthropological reflexions are to be found: The first one, analysing the relation of man with nature, history and God, presents freedom as an anthropological paradigm of a cultural kind. This paradigm sustains the Universal Declaration of Human Rights. The second, explores the coincidence between the pedagogic and anthropologic discourses. This coincidence is presently reinforced ...


O materialismo racional de Gaston Bachelard : perspectivas epistemológicas e an...

Carvalho, Adalberto Dias de

The connections between the themes: rupture scientific knowledge/com-mon knowledge - double basis of a complete anthropology; statute of the subject - conception of man; knowledge as a dialeeical construction - dichotomy culture/nature, are the fundamental items within the context of a reflexion about the presuppositions and the anthropological implications! inherent in the epistemological proposals of G. Bache...


Relações escola-famílias e construção complexa de identidades: análise de um pr...

Samagaio, Florbela; Trevisan, Gabriela; Neves, Maria Ivone; Brás, Cátia; Carvalho, Adalberto Dias de

O presente texto analisa os resultados da parceria entre a ESEPF e um CLD do Norte do País, na monitorização e avaliação da implementação de ações no âmbito das relações escola/famílias/comunidade, iniciado em 2010. Na identificação dos problemas centrais da comunidade em questão, foi dada especial atenção às relações escola-família e aí àqueles que aparentem ser os casos mais problemáticos na perspetiva de con...


Dias de Carvalho, Adalberto; Universidade do Porto / ISCET / ESEPF

The contemporary crisis, while generating poverty andunemployment, touches our existence: spreads insecurity,steals dignity, imposes suffering, and leads manypeople to live by surviving. But the crisis also brings aproblem of meaning by threatening the horizon thatguides us, the foundations that sustain us and hope thattranscends us. It threatens also by demanding other horizons,other foundations, other forms t...

Data: 2012   |   Origem: Saber & Educar

Problematização e dilematização enquanto referenciais metodológicos da formação...

Carvalho, Adalberto dias de

Neste artigo explicita-se um conjunto de pressupostos comportamentais e de conceitos operacionais inerentes ao desenvolvimento de processos de problematização/dilematização. Estas conceptualizações são projetadas na construção de um exemplo de aplicação destas metodologias, muito concretamente ao caso da formação de trabalhadores sociais em geral e educadores sociais em particular. Este último tópico permite co...


27 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento




Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia