Encontrados 5 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória acad...

Carrasqueira, Helder; Cesário, M.; Neves, Oliveira

Os objetivos comuns da educação e formação a nível europeu têm vindo a atribuir particular relevância à necessidade de modernização do ensino superior e de criação de condições ao nível do quadro de qualificações para a mobilidade no espaço europeu. Nesse sentido, têm focado a sua atuação no apoio às reformas institucionais nos domínios da aprendizagem ao longo da vida e do desenvolvimento (à escala europei...


Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória acad...

Carrasqueira, Helder; Cesário, M.; Neves, Oliveira; Carrasco, Paulo

A Universidade do Algarve lançou oportunamente um estudo que incidiu sobre as trajetórias profissionais dos estudantes que frequentaram esta instituição. O estudo foi concebido e executado com base numa parceria entre a Universidade do Algarve (UAlg) e o Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE). O interesse deste estudo responde, numa primeira análise, a uma curiosidade institucional que pretende ente...


Aplicação da metodologia DEA na análise do desempenho de núcleos científicos nu...

Carrasqueira, Helder; Teotónio, Isabel; Carrasco, Paulo; Rebelo, Sandra

O presente artigo propõe uma metodologia de análise do desempenho, para um conjunto de núcleos científicos de uma instituição de ensino superior, com recurso ao DEA. Para isso, apresenta-se uma análise diferenciada em duas vertentes: a actividade de ensino e a actividade de investigação. Neste contexto são sugeridos índices adaptados à avaliação do ensino e da investigação e discutidos os resultados obtidos pel...


Reflexão sobre o 1ºCiclo de Avaliação no Ensino Superior Politécnico e Proposta...

Carrasqueira, Hélder; ESGHT/Universidade do Algarve

Having concluded the 1st cycle of the Polytechnics Education System, it is time to make a balance and reflect upon the way the whole process occurred and question whether our objectives have been achieved. Thus, this article suggests a framework of the process from the point of view of the economics of education, in a way that one can see self assessment as a component of the new public management. In this cont...

Data: 2006   |   Origem: Tourism & Management Studies

Do propósito de desenvolvimento económico e social, à realidade das assimetrias...

Carrasqueira, Helder; Rodrigues, Lídia

No último quarto do séc. XX, Portugal fez um esforço notório de aproximação dos seus níveis de desenvolvimento aos da média da União Europeia, em que se insere. Beneficiando de significativos apoios comunitários, podemos considerar que, no geral se fizeram progressos significativos. Porém, no dealbar do séc. XXI, quando nos debruçamos sobre a realidade nacional, verificamos que existe uma dualidade territorial ...


5 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor









Data





Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia