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The heterogeneous best-worst choice method in market research

Tavares, Susana; Cardoso, Margarida G. M. S.; Dias, José G.

WOS:000280441000009 (Nº de Acesso Web of Science) ; The article presents a market research technique for obtaining information on consumer preferences, called the heterogeneous best-worst (HBW) choice method. It accounts for preference heterogeneity, making it more accurate than the direct method (DM), and causes less information overload than other indirect methods. An example involving undergraduates picking...

Data: 2010   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Estabilidade de uma estrutura de agrupamento : segmentos de clientes de uma ins...

Cardoso, Margarida G. M. S.

Neste trabalho implementa-se, como meio de avaliação de estabilidade de um agrupamento, uma nova proposta de validação cruzada de agrupamentos que prescinde do uso de classificadores, recorrendo à utilização de amostras ponderadas de treino e teste (Cardoso, Faceli et al. 2009). Ilustra-se a metodologia proposta sobre um agrupamento de clientes do CCB - Centro Cultural de Belém. Este agrupamento é efetuado medi...


Quality indices for (practical) clustering evaluation

Cardoso, Margarida G. M. S.; Carvalho, André Ponce de Leon F. de

WOS:000271584000004 (Nº de Acesso Web of Science) ; Clustering quality or validation indices allow the evaluation of the quality of clustering in order to support the selection of a specific partition or clustering structure in its natural unsupervised environment, where the real solution is unknown or not available. In this paper, we investigate the use of quality indices mostly based on the concepts of clust...

Data: 2009   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Evaluation of clusters of credit card holders

Martins, Maria Cristina M. S. G.; Cardoso, Margarida G. M. S.

Este trabalho centra-se na avaliação de um agrupamento de clientes de cartões de crédito de uma instituição financeira portuguesa, mediante um processo de validação cruzada, transpondo um procedimento comum no âmbito da aprendizagem supervisionada para a análise de agrupamento (uma metodologia de aprendizagem não supervisionada). Este procedimento de validação cruzada que é proposto é, ainda, trabalhado de modo...


Análise de agrupamento incremental : segmentação de pontos de retalho

Jesus, Neuza Brito de; Cardoso, Margarida G. M. S.

O presente artigo apresenta um estudo sobre a utilização do algoritmo incremental Two-Step para identificar grupos homogéneos de pontos de venda de um universo de pontos de retalho para produtos alimentares congelados. Com este trabalho pretende-se efectuar a segmentação desse universo, de forma a suportar a tomada de decisão por parte dos gestores de marketing e vendas. Os grupos são identificados utilizando i...


Clustering supermarkets: the role of experts

Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S.

Copyright © 2006 The authors. Elsevier B.V. All rights reserved. ; This work is part of a supermarket chain expansion study and is intended to cluster the existent outlets in order to support the evaluation of outlet performance and new outlet site location. To overcome the curse of dimensionality (a large number of attributes for a very small number of existing outlets) experts' knowledge is considered in the...


Supermarket site assessment and the importance of spatial analysis data

Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S.; Oliveira, Rui Carvalho

Publicado originalmente em "Advances in Doctoral Research in Management", Volume 1, pp. 171-195, Fevereiro de 2006. ISBN 978-981-256-044-5 (Hardcover). ; This work is part of a dissertation that addresses the supermarket site assessment problem. We propose a 3-steps method for stores' site evaluation. (The 1st step yields the constitution of analogue groups of existent supermarkets, using a clustering procedur...


Algoritmo cart : previsão do desempenho na matemática do secundário

Cabete, Nélia Pereira; Cardoso, Margarida G. M. S.

O algoritmo CART-Classification and Regression Trees é aplicado na previsão das classificações de matemática associadas a uma amostra de alunos do ensino secundário. São modeladas, separadamente, as observações respeitantes a alunos do ensino secundário público e privado, considerando factores sócio-demográficos, factores específicos e factores pessoais. Obtém-se uma boa capacidade preditiva para os modelos pro...


Spatial analysis data in supermarket site assessment.

Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S.; Oliveira, Rui Carvalho

JOCLAD 2005, XII Jornadas de Classificação e Análise de Dados, Universidade dos Açores: Ponta Delgada, 20 a 23 de Abril de 2005 (Comunicação). ; In this presentation a methodology is suggested for site assessment and site selection based in a data analysis framework. This framewo rk consists in tree steeps using different data analysis methods from cluster analysis, classification trees and regression analysis...


Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho

Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S.

Copyright © 2004 Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM – The Marketing School). ; Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos na tipificação de lojas de retalho alimentar de pequena dimensão. O objectivo da tipificação prende-se não só com a realização futura de acções de marketing mas também com a previsão de vendas por métodos de analogia. Ainda que se tenha recolhido muita informação ...


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