Constata-se, em investigações brasileiras, o aumento da população universitária carregando consigo características bastante heterogêneas. Estudiosos afirmam que, em relação à autonomia acadêmica dos alunos, a maioria tem chegado à universidade com fracas competências para autorregular o seu estudo de forma eficaz. Portanto, estudar as competências de estudo no ensino superior ganha relevância face à necessidade...
O pensamento crítico é conceptualizado como uma forma de raciocínio de complexidade superior articulando conhecimento, experiência e competências intelectuais. É apresentado como relevante em circunstâncias quotidianas de resolução de problemas e um recurso valioso nas situações de aprendizagem escolar, particularmente no Ensino Superior. Nesta comunicação será apresentado o processo de tradução, adaptação e es...
Levando-se em conta os modelos teóricos de autorregulação, foi construída a Escala de Competências de Estudo (ECE), na qual se consideraram três grandes dimensões cognitivas-comportamentais e motivacionais autorreguladas do aluno ao longo da sua aprendizagem e realização acadêmica. A primeira dimensão inclui os comportamentos de organização do estudo, que envolve a planificação dos apontamentos e recursos neces...
Este estudo visou verificar o ajuste da Escala de Competência em Estudo – ECE (Sup) ao modelo Rasch e se os seus itens sofrem um viés relacionado à área de conhecimento na qual se insere o curso que frequentam, considerando tanto os estudantes portugueses, quanto os brasileiros. Participaram 1304 estudantes, sendo 56,7% portugueses e 43,3% brasileiros, que cursavam as áreas de Ciências e Tecnologias (58,9%) e S...
Num projecto de investigação entre a Universidade do Minho (Portugal), Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade Pedagógica (Moçambique) e a Universidade São Francisco (Brasil), procedeu-se à construção de uma “Escala de Competências de Estudo” (ECE-Sup), para alunos do Ensino Superior. O ponto de partida foi a leitura da investigação na área e a consulta de outras escalas disponíveis, defi...
O Trabalho de Casa (TPC) é uma estratégia instrutiva amplamente utilizada na Escola de muitos países. O TPC é um processo complexo que é afectado por múltiplos factores de ordem cognitiva, motivacional, social e contextual. A investigação tem-se centrado no tempo despendido na realização das tarefas de TPC, no entanto os resultados de vários estudos e as críticas metodológicas sugerem a necessidade de direccion...
La ansiedad ante los exámenes es un comportamiento muy frecuente, sobre todo entre la población escolar que afronta una presión social muy centrada en la obtención de un gran éxito académico. Pocos estudios han analizado las relaciones entre la ansiedad ante los exámenes, la postergación académica (academic procrastination), variables personales y familiares y las notas en matemáticas. En este trabajo se analiz...
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