Encontrados 5 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

As TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico: Resultados de uma investigação na prática ...

Cardoso, Elsa; Gil, Henrique

Neste artigo reflectimos sobre o impacto das TIC no processo de ensino e de aprendizagem, focando as novas formas de aprendizagem geradas pelo seu aparecimento e os desafios impostos à docência pela geração digital, nomeadamente a necessidade de estratégias. Além disso, as novas tecnologias surgem como um meio aliciante para os nossos alunos, que cada vez mais nascem e crescem numa era digital sendo estes dispo...


A utilização das TICE/computador numa escola do 1º ciclo do ensino básico

Cardoso, Elsa Margarida Rama

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. ; As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mudaram radicalmente e, de forma irreversível, o modo como os indivíduos trabalham, comunicam, interagem, investem, apre...


ITIL nas universidades: projecto-piloto em gestão de activos de TI no ISCTE-IUL

Martins, Ricardo; Cardoso, Elsa; Sequeira, Manuel Menezes de; Borges, Henrique

A implementação do quadro de referência ITIL (IT Infrastructure Library™) no contexto académico é já uma realidade em alguns países, nomeadamente no Reino Unido e nos EUA. Este artigo apresenta a sua aplicação à gestão dos sistemas de informação e tecnologias da informação de uma universidade portuguesa: o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). O artigo descreve um projecto-piloto na área da ges...

Data: 2010   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Achievements of the Bologna process reforms: an integrated management and IT ap...

Velada, Raquel; Cardoso, Elsa; Antunes, Ana; Caetano, António; Bento, Rui; Aguiar, Francisco; Silva, Sílvia; Sequeira, Manuel Menezes de

In this paper we will describe a national perspective on the achievements of the Bologna Process in Portugal regarding the academic years of 2006/2007 and 2007/2008, and detail the approach followed at the Lisbon University Institute (ISCTE-IUL). The main objective of the paper is to describe the joint initiative that has been developed at ISCTE-IUL to implement a Decision Support System (DSS) that will enable ...

Data: 2009   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL


5 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento





Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia