Neste artigo reflectimos sobre o impacto das TIC no processo de ensino e de aprendizagem, focando as novas formas de aprendizagem geradas pelo seu aparecimento e os desafios impostos à docência pela geração digital, nomeadamente a necessidade de estratégias. Além disso, as novas tecnologias surgem como um meio aliciante para os nossos alunos, que cada vez mais nascem e crescem numa era digital sendo estes dispo...
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. ; As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mudaram radicalmente e, de forma irreversível, o modo como os indivíduos trabalham, comunicam, interagem, investem, apre...
A implementação do quadro de referência ITIL (IT Infrastructure Library™) no contexto académico é já uma realidade em alguns países, nomeadamente no Reino Unido e nos EUA. Este artigo apresenta a sua aplicação à gestão dos sistemas de informação e tecnologias da informação de uma universidade portuguesa: o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). O artigo descreve um projecto-piloto na área da ges...
In this paper we will describe a national perspective on the achievements of the Bologna Process in Portugal regarding the academic years of 2006/2007 and 2007/2008, and detail the approach followed at the Lisbon University Institute (ISCTE-IUL). The main objective of the paper is to describe the joint initiative that has been developed at ISCTE-IUL to implement a Decision Support System (DSS) that will enable ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |