Encontrados 81 documentos, a visualizar página 1 de 9

Ordenado por Data

O que são bons instrumentos de recolha de dados

Candeias, A. A.

Vamos desenvolver a nossa resposta a esta questão, partindo do conceito de instrumento, enquanto operacionalização de um construto, de modo a poder representá-lo e medi-lo. Mas o que significa medir em ciências humanas? Quais os parâmetros de qualidade de uma boa medida? Estará a medida sujeita a erros? Como lidar com os erros? O uso da medida quando estudamos o comportamento humano deve obedecer a alguns press...


ENZYMATIC MONITORIZATION OF MURAL PAINTINGS BIODETERIORATION

Rosado, Tânia; Martins, M. Rosário; Pires, Margarida; Mirão, José; Candeias, A; Caldeira, A Teresa

Biodeterioration of mural paintings by microorganisms is an important research field that needs novel approaches to fully understand the mechanisms and effects. In this work, the presence of microorganisms and their biological activity were investigated by extra and intracellular enzymatic monitorization. The enzymes arylsulphatase, β-glucosidase, dehydrogenase and phosphatase were used as biomarkers of the mic...


Combined characterisation and biodegradation assessment methodology of mural pa...

Rosado, T; Gil, M; Caldeira, A Teresa; Martins, M Rosario; Dias, C; Carvalho, L; Mirão, J; Candeias, A E

The aim of this work was the material characterisation of wall paintings and biodegradation assessment, including the analysis of microbial growth and the effect of microbial proliferation, in view of their conservation. The methodology was applied to the study of frescoes dated from 1531, located in the ancient parish church of Santo Aleixo, Southern Portugal. The combined use of optical microscopy, SEM-EDS an...


La mise en œuvre de la CIF dans le Système Éducatif Portugais: sa pertinence se...

Candeias, A.A.; Rosário, A.C.; Saragoça, M.J.

Based on the recent change of the Portuguese legislation for the assessment of pupils with special education needs (SEN), this study aims to understand the implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) in the Portuguese educational system. We have three objectives in mind: to know the needs of developing professionals’ competences; to characterize the practices o...


Socio-emotional competences in Portuguese youngsters: Developing of assessment ...

Pires, H.; Candeias, A. A.; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M.

Social Competence (SC): ability to manage behavior, cognition and affection in order to achieve their social objectives (Waters & Sroufe, 1983). Is multifold and involve positive relationships with others; social cognition appropriate to age; deprivation of maladaptive behaviors and effective social skills (Candeias, 2001). Emotional Intelligence (EI): is a cross-section of interrelated emotional and social com...


Socio-emotional competences in Portuguese youngsters: Developing of assessment ...

Pires, H.; Candeias, A. A.; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M.

In the last two decades we have seen the proliferation of assessment tools for socio-emotional competences based on self-report, that only inform us about the beliefs that respondents have about their own competences and not about their real competences. The need to overcome this kind of tools’ limitations, and develop assessment options that foster the ecological validity of collected information, encouraged t...


Atitudes face à Língua Portuguesa e Matemática  em alunos de altas habilidades

Rebelo, N.; Varelas, D.; Candeias, A.

As atitudes face às matérias de ensino constituem um importante preditor de sucesso educativo, combinando componentes afetivas, instrumentais e comportamentais que podem mediar o processo e os resultados da aprendizagem (Rebelo, 2012; Roazzi, Diniz, & Candeias, no prelo). Atendendo à especificidade do grupo de alunos com altas habilidades e à sua vulnerabilidade em termos de rendimento escolar, propomos compree...


Altas Habilidades Cognitivas e Rendimento a Matemática e Língua Portuguesa: Est...

Candeias, A.; Rebelo, N.; Varelas, D.

A crença de que os alunos com altas habilidades cognitivas tenderão a demonstrar resultados escolares positivos nem sempre se comprova pela investigação. Neste estudo tomámos o rendimento escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática e as medidas de desempenho cognitivo (Matrizes Progressivas Standart de Raven e Bateria de Provas de Raciocínio) em dois momentos distintos e avaliámos a est...


Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências da natureza: E...

Neto, A.; Candeias, A. A.; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M.

As Ciências da Natureza devem ajudar os alunos a adquirir um conjunto de conhecimentos e competências essenciais para iniciar o estudo das ciências. Pela necessidade de dispor de instrumentos validados para a população portuguesa, apresentamos um estudo de validação do Questionário de Atitudes Face às Ciências da Natureza (QAFCdN) para alunos portugueses. Neste estudo participaram 487 alunos do 2º ciclo do ...


Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências naturais: Estu...

Neto, A.; Candeias, A. A.; Rebelo, N.; Varelas, D.; Diniz, A. M.

As disciplinas de Ciências são fundamentais para qualquer currículo. A investigação aponta para a existência de relação entre as atitudes do indivíduo e a aprendizagem. Atendendo à necessidade de dispor de instrumentos validados para a população portuguesa, apresentamos um estudo de validação do Questionário de Atitudes Face às Ciências Naturais para alunos portugueses. Este estudo incidiu sobre uma amostra...


81 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia