A ideia de publicar este número especial da revista Interações resulta da conjugação do contributo de um conjunto de autores que, em momentos e contextos diversos, têm desenvolvido estudos e/ou coordenado e dinamizado projetos centrados na temática da Educação Não Formal (ENF). Neste número reúne-se um conjunto de reflexões que, a partir de diferentes âmbitos e perspetivas de intervenção, evidenciam a importânc...
Com o presente texto pretende-se contribuir para o debate em torno da importância da ENF (Educação Não Formal) em contexto escolar, em concreto a importância da intervenção nos recreios escolares como estratégia de combate à violência e conflitualidade na escola. A análise apresentada é sustentada num projeto de estágio definido e implementado no último ano de licenciatura em Animação Sociocultural (ASC), da E...
A investigação desenvolvida no âmbito do projeto Estratégias de Intervenção socioeducativa em contextos sociais complexos enquadra-se na avaliação das políticas sociais e educativas, em particular no que diz respeito à segurança escolar em contextos marcados pela diversidade e complexidade social e cultural. O processo de avaliação centrou-se na análise das estratégias de intervenção socioeducativa relativas ao...
A síndrome de Hutchinson-Gilford ou progeria é uma patologia extremamente rara de envelJiecimento prematuro, caracterizada por atraso de crescimento e alterações degenerativas precoces a nível cutâneo, músculo-esquelético e sistema cardiovascular.Descreve-se um caso de progeria ou síndrome de Hutchinson-Gilford numa menina de três anos e seis meses que iniciou a apresentação clínica por má evolução estaturopond...
Introdução: A Diabetes Mellitus tipo 1 (DM 1) é uma patologia crónica multissistémica que exige um tratamento exigente, cuja não adesão acarreta um aumento do risco de complicações. Historicamente, os estudos sobre a doença focaram o controlo metabólico como o principal indicador da qualidade dos cuidados de saúde prestados; na actualidade, a auto-percepção da doença é igualmente um factor determinante para a a...
The purpose of this paper is to analyse how educational policies about school violence are reinterpreted and implemented at school level and if this process contributes to a more pluralistic and democratic school. A research carried out in 3 clusters of schools showed that the diversity of understandings and strategies to face school violence, higher within the territories than between them, was associated to t...
O objectivo deste estudo é apresentar os resultados de uma análise diagnóstica da atuação institucional relativamente às situações de violência infanto-juvenil em três territórios de um concelho da períferia de Lisboa(Portugal)
Synthesis and evaluation of the antitumor potential of new aminated or methoxylated di(hetero)arylthioethers in the thieno[3,2-b]pyridine séries. In 1st Symposium on Medicinal Chemistry. Braga Several thienopyridines have already been described as inhibitors of cell proliferation using human tumor cells[1,2], highlighting the interest of studying their antitumorpotential. ln this work, we present the synthesis ...
Angiogenesis, the growth of new vessels from preexisting vasculature, is a critical step in tumor progression [1]. The tyrosine kinase Vascular Endothelial Growth Factor Receptor 2 (VEGFR2) is a crucial mediator in angiogenesis since the VEGF, excreted by the tumor cells, binds to it activating several signaling pathways involved in cell survival and proliferation [2]. Recently thienopyridine derivatives showed...
New fluorinated and methoxylated di(hetero)arylethers and di(hetero)arylamines were prepared functionalizing the 7-position of the thieno[3,2-b]pyridine, using copper (C–O) or palladium (C–N) catalyzed couplings, respectively, of the 7-bromothieno[3,2-b]pyridine, also prepared, with ortho, meta and para fluoro or methoxy phenols and anilines. The compounds obtained were evaluated for their growth inhibitory act...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |