TITULO: Passagem à reforma: uma transição determinante para um envelhecimento ativo. O projeto REATIVA [REforma ATIVA: estudo de um programa promotor de um envelhecimento saudável (FCT/COMPETE/QREN)], tem por objetivo: "Construir um programa de intervenção em saúde, a ser implementado em contexto de CSP, que vise preservar o mais elevado nível de saúde biopsicossocial em indivíduos e famílias que se encontram...
Introdução: Algumas variáveis psicológicas da mulher parecem estar em estreita relação com a evolução clínica da gravidez e o resultado do parto. No entanto, acerca dos fatores de risco para o parto pré-termo, é necessário aprofundar conhecimentos na área do risco psicológico que permitam uma prevenção mais eficaz. Objetivos: relacionar o resultado do parto, no que se refere à idade gestacional, tipo de parto ...
Enquadramento: A situação de reforma/aposentação é um dos acontecimentos transicionais da meia-idade para o qual os indivíduos nem sempre estão preparados. O projeto REATIVA, financiado pela FCT [PTDC/MHC-PSC/4846/2012], tem como objetivo construir um programa de intervenção em saúde que promova a autoeficácia, a autoestima e a resiliência familiar no processo de transição que é a aposentação. A primeira etapa ...
Apresentação de estudo de investigação sobre fatores psicológicos que determinam o resultado do parto, particularmente a IG.
Apresentação de resultados de investigação do projeto REATIVA.
Aging is one of the major problems affecting the current public health agenda. "Older persons" will be increasingly more in our future generations and that there is an urgent need to implement strategies which promote health and live quality.
A transição para a aposentação é responsável por um inevitável processo de adaptação à mudança (Fonseca, 2011). Todas as reestruturações internas e externas acabam por ter reflexos não só nos indivíduos que a protagonizam, mas também no relacionamento conjugal, de acordo com a perspetiva sistémica, ecológica ou de rede familiar. O projeto REATIVA visa estudar este fenómeno, no sentido de promover a saúde em in...
Introdução No ensino clínico (EC) a relação com o doente caracteriza-se pela riqueza de oportunidades de aprendizagem e pelas dificuldades emocionais vividas (Camarneiro, Pinto, & Queirós, 2013). Aquele contexto assume para o estudante de enfermagem uma importância vital pela expectativa, incerteza e medo de lidar com o sofrimento e a morte do outro, e de lidar com a sua própria dimensão emocional interna. O E...
O primeiro ensino clínico (EC) da Licenciatura em Enfermagem é um estágio hospitalar de Fundamentos de Enfermagem realizado no segundo ano. Neste, a relação com o doente caracteriza-se pela riqueza de oportunidades de aprendizagem e pelas dificuldades emocionais vividas (Camarneiro, Pinto, & Queirós, 2013). Professores envolvidos na orientação preocupam-se com esta dimensão, no contexto. Seminários da componen...
Apresentação dos oradores, síntese das comunicações e moderação do debate...
Financiadores do RCAAP | |||||||
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