Capa e folha de rosto encabeçadas com "Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia" mas no local menciona Lisboa ; Dissertação aresentada para obtenção do grau de Doutor em Engenharia Civil, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação dos Prof. Doutor Sêco e Pinto, Armando Campos e Matos e Guedes Coelho
O ensaio de carga estático com placa tem sido realizado nas mais diversas obras de engenharia, sobretudo segundo as normas AFNOR NF P94-117-1 e DIN 18134. Estas normas possuem diferenças no método de execução e de interpretação do ensaio, que se reflectem em diferenças nos módulos de deformabilidade finais obtidos. Atendendo à importância que este parâmetro assume no controlo de qualidade das camadas de aterro,...
No presente artigo estabelecem-se correlações entre módulos de deformabilidade determinados “in situ” num aterro experimental com recurso a diferentes tipos de ensaios. Estes ensaios integram os ensaios de controlo de compactação pontual, nomeadamente, o ensaio de carga estático com placa (ECP), o deflectómetro de impacto ligeiro (DIP) e o “Geogauge” (SSG) e ensaios de controlo de compactação em contínuo, com o...
In the aim of a national research project entitled “Interaction soil-rail track for high speed trains”, a protocol was established between the National Railway Network and four national research institutions to develop the knowledge concerning the methodology for the construction and quality control of the railway embankments and railtrack layers for high speed trains. One of the objectives of this protocol is ...
Apresentação efectuada no Seminário sobre Valorização de Resíduos em Infraestruturas de Transportes e Obras Geotécnicas : Aplicação a Agregados Siderúrgicos Inertes para a Construção (ASIC), no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa ; A apresentação trata a descrição de um trecho experimental rodoviário na vertente da construção, do controlo de qualidade e da monitorização, sobretudo na componente do...
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